EnglishEspañolPortuguês

Filmagem denuncia bezerros criados em pequenas gaiolas e cobertos de fezes

10 de outubro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Na Califórnia, ativistas da Direct Action Everywhere filmaram uma fazenda e descobriram as péssimas condições em que seus animais se encontram.

O local filmado foi a fazenda Vale Central da Califórnia, a leste de São Francisco, nos Estados Unidos. Os ativistas já haviam visto milhares de caixotes minúsculos no local em imagens obtidas por meio de drones.

Drones mostraram milhares de minúsculos caixotes na fazenda da Califórnia (Foto: Direct Action Everywhere)

Entretanto, o que encontraram foi além do esperado. Centenas de bezerros Holsteins e Jersey – raças comumente usadas para a produção de laticínios – estavam amontoados em barracas minúsculas, incapazes de se virar, no meio à sujeira.

“Os animais estavam cobertos de suas próprias fezes e o cheiro era indescritível”, disse Julianne Perry, líder da ação.

Grupo ativista de animais mostraram imagens de bezerros mantidos em condições horríveis (Foto: Direct Action Everywhere)

As filmagens mostraram bezerros doentes, moribundos e mortos perto dos animais vivos. De acordo com Perry, a barraca de cada bezerro tinha ripas no chão para o estrume cair. Mas muitas vezes, as fezes não eram retiradas.

“Toda vez que precisavam se deitar, eles se deitavam no seu próprio lixo”, disse Perry. “Eles fazem xixi, cocô, comem e dormem em um pequeno espaço”.

O grupo descobriu que a fazenda tinha 4 mil cabanas, cada uma com três estábulos, que mediam seis pés e meio por dois pés, mais ou menos do tamanho de uma grande banheira.

Estratégia

A DxE retirou um bezerro doente da fazenda, que eles chamaram de Nick. Ele foi levado ao veterinário, que o diagnosticou com pneumonia, uma das principais causas de morte de bezerros.

O animal também foi diagnosticado com um sistema imunológico severamente enfraquecido, como resultado de nunca ter recebido colostro, um tipo de leite que mamíferos recebem de sua primeira alimentação de suas mães.

“Isso significa que ele foi levado no dia em que nasceu”, disse o fundador da DxE, Wayne Hsiung. Ele acrescentou que o bezerro se esforçou para andar e sugeriu que o momento em que foi levado para fora do caixote foi a primeira vez que ele andou.

Os animais ficavam em recintos pequenos, ao lado de outros bezerros mortos (Foto: Direct Action Everywhere)

A Direct Action Everywhere fez as filmagens em 2016 e decidiu lançar o vídeo agora, quase dois anos depois de ser filmado, devido à uma decisão. A Prop 2, um referendo de Padrões para Confinamento de Animais de Fazenda, será votado na Califórnia.

A Prop 2 será um conjunto de medidas diretrizes mais definitivas, em vez de simplesmente evitar práticas “cruéis”, e pode proibir qualquer produto de galinhas confinadas, porcas ou bezerros para ser vendido na Califórnia depois de 2020, mesmo se produzido fora do estado ou no exterior.

Você viu?

Ir para o topo