Cientista italiano desenvolve carne vegana em 3D


Após três anos de pesquisa, o cientista Giuseppe Scionti, da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, desenvolveu uma máquina capaz de produzir alternativas de “carne”, impressas em 3D, à base de ervilha e alga marinha, destinadas a combater a desnutrição e os efeitos ambientais da produção de carne.

Cientista com sua máquina, produzindo a carne vegana.
Foto: Consuelo Bautista

Usando o software AutoCAD, a máquina pode produzir até meio quilo de bife sem carne em 30 a 50 minutos a partir de uma pasta à base de proteína que é inserida usando uma seringa. “Eu uso técnicas que são normalmente usadas para carne artificial e, técnicas emprestadas da bioimpressão adaptadas para o uso de materiais para produzir um bife à base de vegetais”, disse Scionti.

O cientista já abordou alguns proprietários de restaurantes para negociar a venda da carne impressa em 3D aos clientes, mas admite que é necessário mais trabalho para que se torne mais apetitosa. “Sua aparência pode ser melhorada com um investimento de tempo e novos protótipos, já que esse aspecto é muito importante do ponto de vista do consumidor”, disse Scionti.

Segundo o site Vegnews, o cientista também planeja apresentar o projeto para a Organização Mundial de Alimentos, uma vez que a carne pode ser produzida com propriedades específicas para combater a desnutrição. No início deste ano, Oded Shoseyov, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, criou o “Chef-It”, um protótipo de máquina que imprime e cozinha hambúrgueres vegetarianos sob demanda.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ALEGRIA

VÍTIMAS DA CAÇA

MAUS-TRATOS

RECONHECIMENTO

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>