Ursa é resgatada após 14 anos sendo explorada para extração de sua bile


Sky foi capturada da natureza ainda filhote e nos 14 anos seguintes viveu em uma fazenda de produção, onde rotineiramente sua bile era extraída de sua vesícula biliar para ser vendida a indústrias farmacêuticas para produção de um pó utilizado na confecção de medicamentos que a medicina asiática acredita terem poder curativo.

Igual a Sky, existem outros inúmeros ursos em situação semelhante. A ONG Animals Ásia tem lutado para acabar com as fazendas criação de ursos para extração de bile no Vietnã desde 1998 e já resgatou mais de 600 ursos entre Vietnã e China. A fazenda de onde Sky foi resgatada fica na província de Lao Cai, no norte do Vietnã. Os ursos nestas fazendas são explorados durante anos a fio e vivem em minúsculas gaiolas estéreis onde mal tem espaço para se mexer. Sua vida se resume a solidão, dor e desespero – tudo isso enquanto sua bile é extraída de tempos em tempos.

Sky em seu cativeiro, abusada e explorada a ursa vivia em uma jaula minúscula | Foto: Animals Asia
Sky em seu cativeiro, abusada e explorada a ursa vivia em uma jaula minúscula | Foto: Animals Asia

A equipe da Animals Asia apareceu para libertar Sky de sua prisão, o único ambiente que ela conheceu por toda a sua vida. A ursa já foi transportada para o Vietnam Bear Rescue Centre (Centro de Resgate de Ursos do Vietnã, na tradução livre) da Animals Asia, na província de Vinh Phuc, onde ela iniciará um longo caminho até sua total recuperação. Serão 45 dias de quarentena, tratamento médico e reintrodução antes de sua primeira experiência em verdadeira liberdade.

A prática de consumir bile de urso existe na Ásia há milhares de anos, porém e felizmente esse costume abjeto não é mais uma prática popular no Vietnã. No entanto, algumas espécies de ursos (entre eles o urso-malaio e o urso negro asiático) ainda sofrem esse tipo de abuso nas fazendas que ainda restaram. Graças ao trabalho da Animals Asia, no entanto, esses animais estão sendo resgatados aos poucos. No ano passado, a organização assinou um acordo com o governo vietnamita onde este concordava com o resgate de todos os ursos presos para extração bile remanescentes até o ano de 2022.

Estima-se que 800 ursos ainda permaneçam em fazendas de extração de bile de urso no país. A ONG está empregando todos os esforços para chegar a todos e não deixar nenhum deles de fora, antes que seja tarde demais. Esses animais, vítimas da ignorância e crueldade humana, merecem uma oportunidade de viver com dignidade sem serem explorados por substâncias que lhes são direito de nascença.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>