EnglishEspañolPortuguês

Touros têm tochas em chamas amarradas aos seus chifres em festival espanhol

2 de outubro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
O touro assustado tenta se livrar do fogo desesperadamente enquanto corre pelas ruas | Foto: Care2
Touro assustado tenta se livrar do fogo desesperadamente enquanto corre pelas ruas | Foto: Care2

Toros Embolados ou Correbous é um festival grotesco que ainda ocorre em algumas cidades do leste da Espanha. Na ocasião deste “evento”, distorcidamente chamado de tradição, tochas em chamas são amarradas aos chifres dos touros e os animais são soltos pelas ruas.

Obviamente os touros ficam transtornados ao ver e sentir as tochas acesas presas em seus chifres. Os animais extremamente estressados, quando soltos, correm de forma selvagem pelas ruas, fazendo de tudo para tentar se livrar do fogo e escapar da dor e do sofrimento que lhes foram infligidos.

Esta prática grotesca, como era de se esperar, já resultou na perda de vidas animais e humanas. Durante o festival de 2017, um dos touros correu em direção ao poste no qual estava amarrado, chocando-se de cabeça contra o objeto e morrendo instantaneamente. O pobre animal estava tentando se afastar das chamas que ardiam bem em frente aos seus olhos.

Outra morte desnecessária ocorreu poucos dias atrás durante o evento deste ano. Desta vez, na cidade de Castellón, um homem foi ferido até a morte por um touro com chifres flamejantes que corria pelas ruas em pânico, desesperadamente tentando fugir do fogo que ardia em sua cabeça.

Incidentes infelizes como esses ocorreram repetidamente durante os festivais espanhóis, mas a população parece finalmente ter começado a perceber que esse costume cruel e perigoso não tem mais lugar em nossa sociedade. Por sua vez, cidades como Valência mudaram suas leis e proibiram definitivamente a prática descabida. Contudo, os “embolados de toros” continuam a ser uma tradição celebrada em várias regiões da Espanha, incluindo as Comunidades Autônomas de Valência e Catalunha.

Sorrir e se divertir perante o sofrimento desesperador de um animal é um comportamento típico da doença do nosso tempo e da nossa raça. Infelizmente o adormecimento dos sentidos humanos, só desperta perante a crueldade e a dor alheia, ainda que isto lhe custe a vida muitas vezes.

 

Você viu?

Ir para o topo