EnglishEspañolPortuguês

Vídeo revela sofrimento de golfinho abandonado em tanque no Japão

10 de setembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Depois de anos de exploração em apresentações de um parque marinho no Japão, um golfinho, chamado Honey – junto com 46 pingüins e centenas de outras espécies de peixes e répteis – foi abandonado sozinho em um tanque. Um vídeo gravado no ex-parque de Inubosaki, em Choshi, e compartilhado nas redes sociais captura a tristeza e solidão do animal, que nada desacompanhado em um pequeno espaço.

EXCLUSIVE VIDEO: Bottlenose dolphin Honey languishes in tank at Inubosaki Marine Park Aquarium, Japan from Dolphin Project on Vimeo.

Honey foi levado ao parque em 2005. Supostamente, o proprietário do local fez um esforço para “salvá-lo” das caças anuais de Taiji. Mas desde então, o golfinho vive em condições apertadas, sem nenhuma outra companhia e com absolutamente nada para entretê-lo. Sua saúde mental e física nunca teve importância para o dono deste parque.

Tanto é que, logo após uma queda considerável nas vendas de ingressos, e o estabelecimento ter sido forçado a fechar, o futuro reservado aos animais sob seus cuidados foi o pior possível; eles foram deixados para trás, abandonados. Sem comida, sem cuidado, em condições insalubres e precárias de vida.

É cruel o suficiente que Honey e os outros animais tenham passado anos servindo como mera fonte de diversão para um público, provavelmente loucos por truques, mas abandoná-los à própria sorte é pura tortura para qualquer espécie. Principalmente um animal tão inteligente quanto um golfinho.

Reprodução | One Green Planet

“As filmagens que revimos demonstram a necessidade de agir imediatamente para salvar o golfinho Honey de uma morte miserável. O mesmo acontece com todos os animais abandonados no aquário de parques marinhos de Inubosaki”, afirma em entrevista ao portal One Green Planet o fundador do Projeto Dolphin, Ric O’Barry.

O Projeto Dolphin é uma organização sem fins lucrativos que luta pelo bem-estar e proteção dos golfinhos. Desde que tomaram conhecimento da situação de Honey, eles têm juntado esforços para que o proprietário do Inubosaki Marine Park Aquarium liberte o animal, para que a ONG possa encontrar um lugar em um santuário – ou até mesmo prepará-la para ser devolvida ao local onde ela pertence: a natureza.

Você viu?

Ir para o topo