GRANDE EMOÇÃO

Vídeo que mostra libertação de condor viraliza no Facebook

Até o momento o vídeo recebeu mais de 4 mil likes, 950 comentários e 10 mil compartilhamentos.

Reprodução
Reprodução

Um vídeo postado pela jornalista e presidente da ANDA, Silvana Andrade, em sua página pessoal no Facebook, mostra a emocionante história da reintrodução de um condor na natureza. A postagem, que viralizou rapidamente, já foi visualizada por cerca de 400 mil pessoas de todo o mundo em apenas quatro dias.

A filmagem foi feita na província de Catamarca, na Argentina, e mostra o exato momento em que o condor, carinhosamente batizado de Sayani, é devolvido à natureza após um longo período de reabilitação. A ave foi resgatada no dia 27 de dezembro de 2012 por vários policiais de Catamarca após ter sido vítima de envenenamento.

Reprodução

Sayani, que estava com desidratação severa e corria risco de morte, foi atendido por um órgão de proteção à fauna e depois foi encaminhado para o Zoológico de Buenos Aires. Seu tratamento durou um ano e quatro meses e inesperadamente Sayani renasceu. Em 2014 a ave estava pronta para ser solta e no dia 28 de março daquele ano,  uma grande equipe a levou até a Serra de Ancasti e do alto da montanha o condor voltou a experienciar a liberdade.

As imagens são emocionantes e mostram o animal calmamente se reconectando com a natureza e agradecendo seus salvadores por ter recebido uma segunda chance. O vídeo postado por Silvana acompanha uma bela legenda que capta o amor e o respeito pela senciência dos animais.

Reprodução

“O mais lindo e impressionante é que ele para por um momento e observa calmamente a imensidão que lhe pertence. Ele parece reverenciar à liberdade, à natureza perfeita e à algo Maior. Após um breve tempo de reflexão e antes de alçar voo, o majestoso condor se volta à equipe que cuidou dele e aos repórteres como se agradecesse pelos cuidados, por tê-lo salvo”, diz a postagem.

Até o fechamento desta matéria, o post tinha mais de 4.150 likes, 11 mil compartilhamentos e cerca de 950 comentários.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Uma ave bela e majestosa

Condores são aves da família catartídeos e são parentes dos urubus e dos abutres. São aves criticamente ameaçadas de extinção e endêmicas das regiões andinas da América do Sul. É a maior ave voadora do mundo e possui a terceira maior envergadura de asas, com 3,2 metros (perdendo somente para o Marabu, que cuja envergadura de asas chega a 3,5 metros e para o Albatroz-errante que chega à mesma envergadura. Pode pesar até 14 quilos e voar até 300 km por dia. As fêmeas fazem ninhos nos topos das montanhas e colocam apenas um ovo por vez.