EnglishEspañolPortuguês

Estudo afirma que cabras são atraídas por rostos que esboçam alegria

5 de setembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O resultado de uma pesquisa conduzida recentemente no santuário de cabras Buttercups em Kent, no Reino Unido, sugere que animais podem decifrar o humor das pessoas a partir de suas expressões faciais. Eles também podem se atrair ou serem repelidos por elas.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores mostraram aos animais fotos da mesma pessoa: uma delas com uma expressão de raiva, e a outra de felicidade. As cabras foram direto para os rostos felizes, relata a equipe na revista Royal Society Open Science.

Reprodução | BBC

Muito diferente do que era esperado, eles perceberam que a capacidade dos animais de perceber as expressões faciais humanas não se limita apenas às espécies que já têm uma longa história ao lado de companheiros humanos, como é o caso de cães e cavalos. Em vez disso, o que o estudo revelou foi algo importantíssimo não apenas para a ciência, mas para todo o movimento de direitos animais.

De acordo com os resultados, os animais explorados pela indústria para a produção de alimentos, como as cabras, também podem decifrar sinais faciais humanos. Isso significa que todos os maus-tratos e torturas pelos quais passam, são sentidos em níveis ainda mais intensos do que era imaginado.

Como a pesquisa foi conduzida

O co-autor Dr. Alan McElligott, da Queen Mary, Universidade de Londres, junto com seus colegas, montou pares de fotos em preto-e-branco com cerca de 1,3m de distância em uma parede na área de teste. Então, uma cabra era solta para explorar o ambiente.

Os pesquisadores descobriram que as cabras preferiam os rostos sorridentes, aproximando-se dos rostos felizes, antes mesmo de reconhecer ou sequer observar as fotos com semblantes irritados. Eles também passaram mais tempo examinando os rostos sorridentes com seus focinhos.

Mas o efeito só foi significativo quando a foto feliz foi colocada no lado direito, o que não foi uma surpresa para os cientistas. Eles acham que isso acontece porque as cabras estão usando um dos lados do cérebro para processar a informação – algo que é visto em outros animais. É provável que o lado esquerdo do cérebro processe emoções positivas ou que o lado direito do cérebro esteja envolvido na prevenção de rostos irritados.

Você viu?

Ir para o topo