EnglishEspañolPortuguês

Ativistas desmascaram grupo no Facebook usado para traficar animais

13 de setembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Um fiscal de tráfico de animais na Tailândia encontrou uma lista com mais de 1.500 animais vivos sendo oferecidos para venda em um grupo do Facebook. A organização Traffic, que monitora essa atividade, disse que muitas das espécies, apesar de terem proteção internacional, não eram nativas do país e, portanto, as negociações não eram regulamentadas.

Reprodução | BBC

As listagens foram encontradas em 12 grupos no Facebook durante um mês em 2016. O Facebook disse que não permitia o comércio de espécies ameaçadas de extinção. Entre as 200 espécies diferentes listadas para venda, estavam duas espécies não-nativas banidas do comércio internacional – a lontra eurasiana e a tartaruga preta.

Alguns dos animais para venda que são proibidos do comércio internacional são nativos da Tailândia, como o calau de capacete e o crocodilo siamês – ambos criticamente ameaçados de extinção – e o urso negro asiático.

Apesar de apenas um calau de capacete ter sido descoberto para venda, a Traffic disse que o status crítico da espécie significava que qualquer número retirado das populações selvagens teria “sérias implicações” para sua sobrevivência.

Reprodução | BBC

O órgão antitráfico analisou a adesão dos grupos do Facebook em 2016 e depois novamente dois anos depois. Descobriu-se que, embora dois grupos tivessem deixado de existir, a adesão total havia quase dobrado – de 106.111 em 2016 para 203.445 em 2018.

Os anúncios incluíam animais vivos e mortos, bem como partes de animais em alguns casos. As leis de proteção da vida selvagem da Tailândia não proibiam a venda de 47% das espécies anunciadas – isso às vezes era o caso das espécies não-nativas. Havia 105 espécies para venda, apesar das proteções previstas pela lei tailandesa.

“O crescimento do comércio online de animais selvagens apenas aumentará a pressão sobre espécies não-nativas ameaçadas que atualmente não têm proteção legal ou regulamentação”, disse Kanitha Krishnasamy, diretora regional de atuação da Traffic no sudeste da Ásia, em entrevista à BBC.

Uma porta-voz do Facebook disse: “O Facebook não permite a venda ou comércio de espécies ameaçadas ou suas partes, e nós removemos este material assim que tomamos conhecimento dele. “Estamos comprometidos em trabalhar com o Departamento de Trânsito e com as autoridades policiais para ajudar a combater o comércio on-line ilegal de animais selvagens na Tailândia.”

Cath Lawson, conselheiro-chefe interino da WWF, disse que o comércio ilegal de animais através de sites é uma preocupação crescente. “O comércio ilegal de vida selvagem é um grave problema internacional do crime”, disse ela. “Isso acontece no mundo real, mas também cada vez mais nos espaços digitais. Este é um problema global e precisa de soluções globais, que incluem o aumento da aplicação da lei, a conscientização e a redução da demanda por produtos da vida selvagem”, conclui.

Você viu?

Ir para o topo