OAB se une a ONG contra exploração de cavalos em charretes em Petrópolis (RJ)


A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal se uniram contra a exploração de cavalos forçados a puxar charretes em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As entidades criaram uma parceria para a futura destinação dos cavalos explorados no município. Um plebiscito, que será realizado junto com as eleições, em 7 de outubro, irá decidir se as vitórias, como são conhecidos os veículos de tração animal, devem ou não ser extintos.

(Foto: Divulgação)

Para formalizar a união entre a OAB e a ONG, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso, assinou um termo de parceria com a diretora da entidade, Elizabeth MacGregor, no qual se estabeleceram as responsabilidades nos resgates dos cavalos explorados no transporte turístico da cidade. As informações são do portal O Dia.

O documento registra a proposta da ONG de receber e cuidar de todos os animais explorados em charretes e prevê acompanhamento veterinário e garantia de alimentação adequada. Por parte da comissão da OAB-RJ, fica a responsabilidade pelo acompanhamento técnico e jurídico.

Pesquisas comprovam, segundo Velloso, que os animais explorados como meio de transporte sofrem com a atividade. O fim das charretes de tração animal para passeios turísticos é uma tendência mundial, lembra o presidente da comissão.

“É um martírio, o cavalo não foi feito para trabalhar oito, dez horas. Sem contar o bridão, que quando o charreteiro puxa, acaba machucando a boca, língua e dentes dos animais. Em Florença, na Itália, e no Central Park, em Nova York, também estão acabando com as charretes turísticas”, argumentou Velloso.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA

VITÓRIA

INVESTIGAÇÃO

FLÓRIDA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>