MP apura omissão a animais abandonados em Sena Madureira (AC)


O Ministério Público do Acre (MP-AC) está investigando o abandono de animais nas ruas do município de Sena Madureira, no interior do estado. O objetivo do procedimento do órgão é apurar a omissão da cidade em relação ao controle e a saúde dos animais.

(Foto: Quésia Melo/G1 AC)

Há, segundo o MP, uma grande quantidade de animais abandonados e doentes nas ruas de Sena Madureira, o que coloca em risco a saúde de outros animais e da população, devido às zoonoses. As informações são do portal G1.

Para tentar solucionar o problema, o Ministério Público estabeleceu um prazo de 10 dias para a coordenadoria de Vigilância Sanitária apresentar resultados sobre o caso através de tratamento veterinário e castração. O prazo começou a valer na última quarta-feira (19), data da publicação do texto da determinação no Diário do MP-AC.

Projeto de castração

A Prefeitura de Sena Madureira pretende castrar cachorros e gatos que vivem em situação de rua no município para frear o aumento populacional dessas espécies. O objetivo é levá-los para clínicas veterinárias aprovadas em licitação, onde irão receber tratamento de saúde, além de serem castrados e ficarem internados por sete dias, período do pós-operatório.

O município ficará responsável por recolher os animais das ruas e as clínicas farão a castração, segundo o veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela setor de zoonoses, Rodrigo Felici Bortolan.

Ao final do período de recuperação da cirurgia, os cachorros e gatos serão disponibilizados para adoção. Os que não forem adotados devem retornar para as ruas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTUDO

FINAL FELIZ

MIGRAÇÃO

EXPLORAÇÃO

APELO

LUTO

FLORIANÓPOLIS (SC)

SÃO PAULO

INOVAÇÃO

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>