EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de ursa resgatada de cativeiro na Armênia desfrutam da liberdade

21 de setembro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Dois filhotes de urso-pardo brincam com a mãe depois que ela foi resgatada de uma jaula na Armênia. Coco e Luca, como são conhecidos, foram alimentados em um santuário depois que sua mãe grávida, Dasha, foi salva no ano passado de um restaurante à beira do rio, onde vivia em cativeiro para entreter os clientes.

Reprodução | Daily Mail

Quando Dasha foi resgatada, a equipe não soube que ela estava grávida até o nascimento dos filhotes. Desde então, tanto os bebês quanto a mãe foram mantidos em um recinto especial com mínimo contato humano – um passo crucial para sobreviver nas colinas armênias da próxima primavera.

Alan Knight, chefe do International Animal Rescue, uma organização sem fins lucrativos de Sussex, admite em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, que “no início, achamos que Dasha ficou doente, mas logo ficou claro que ela estava grávida. Primeiro uma cabecinha apareceu, então percebemos que outro filhote estava a caminho. Foi um momento fantástico”.

Reprodução | Daily Mail

Dasha finalmente experimentou a liberdade em outubro do ano passado, depois de passar sua vida em gaiolas soldadas como entretenimento para os clientes em um restaurante à margem do rio. Ela foi salva junto com outro urso, Misha, que desde então morreu de complicações médicas.

Misha e Dasha foram mantidos atrás das grades em um recinto apertado perto da capital armênia Yerevan nos últimos dez anos, implorando por restos de clientes de restaurantes. Mas depois que o MailOnline destacou sua situação, os leitores doaram milhares de libras e os dois animais desnutridos e traumatizados foram finalmente libertados.

Misha e Dasha, enquanto em cativeiro (Reprodução | Daily Mail)

Imagens mostram os bombeiros abrindo suas jaulas antes que os resgatistas britânicos e armênios os sedassem e os transportassem para um novo e vasto recinto, no alto das montanhas. Estes ursos marrons, e muitos mais como eles, viveram suas vidas inteiras dentro de pequenas gaiolas para o entretenimento de clientes e compradores em toda a Armênia.

O antigo país soviético há muito tem uma tradição de capturar e manter ursos, e apesar do progresso em muitas outras áreas, os direitos dos animais estão atrasados ​​na Armênia. Não é incomum encontrar um urso em uma pequena gaiola em um restaurante, depósito de ônibus, shopping center ou uma fábrica. Eles são frequentemente capturados como filhotes e passam a vida em cativeiro para atrair turistas ou simplesmente entreter seus donos.

Reprodução | Daily Mail

No entanto, a organização britânica International Animal Rescue (IAR) está lançando o The Great Bear Rescue, com o objetivo de libertar dezenas de ursos enjaulados na Armênia.

Misha e Dasha, que tinham sido mantidos para a diversão de clientes em uma gaiola parcialmente submersa na água em um restaurante à beira do rio, foram carregados em um caminhão para serem transportados para um santuário especialmente construído no alto das montanhas.

Lá eles vão viver o resto de suas vidas em paz em um vasto recinto – não mais dependentes dos restos que lhes são jogados pelos comensais.

Você viu?

Ir para o topo