EnglishEspañolPortuguês

ONG pretende remover 40 mil toneladas de plástico dos oceanos em cinco anos

13 de setembro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup anunciou um plano para remover ao menos metade das 88 mil toneladas de plástico que poluem os oceanos nos próximos cinco anos. A ideia surgiu no início deste ano, quando a ONG se preparava para colocar em prática um novo sistema projetado para remover a poluição da área chamada de Great Pacific Garbage Patch (Grande Porção de Lixo do Pacífico). Agora, a tecnologia inovadora está finalmente pronta, e um teste começará em duas semanas.

Reprodução | One Green Planet

De acordo com informações do blog de inovações tecnológicas Endgadget, no dia 10 de setembro, a organização afirmou que estaria deslocando a ferramenta conhecida como “Ocean Cleanup System 001” de São Francisco para um local que fica a cerca de 240 milhas náuticas (cerca de 400 km) de distância para que os testes possam ter início. O sistema agora será empurrado pelos ventos e ondas e começará a derivar sozinho.

Enquanto o tubo enorme flutua na superfície, uma saia de 10 pés de comprimento pendendo abaixo irá coletar pedaços de plástico da água. Peças grandes de plástico não são as únicas partes que o sistema pode capturar, a saia especialmente projetada pode coletar peças com apenas um milímetro de tamanho. Durante todo o processo, os barcos ajudarão a retirar plásticos do sistema e entregá-los a uma usina de reciclagem.

Todo o sistema será monitorado durante todo o período de teste, a fim de garantir que ele cumpra seu papel e não prejudique o plâncton, nem qualquer outra vida marinha. Depois de duas semanas, a estrutura será rebocada por outras 900 milhas náuticas para começar sua missão principal: limpar o Great Pacific Garbage Patch.

A Ocean Cleanup, fundada em 2013 por Boyan Slat, espera que o System 001 possa remover cerca de 55 toneladas de plástico do oceano por ano. Em comparação com o tamanho atual da Great Pacific Garbage Patch – que é composta por cerca de 88.000 toneladas de lixo – esse número pode parecer pequeno, mas a organização quer criar 60 sistemas que juntos seriam capazes de extrair metade do lixo detritos a cada cinco anos. Implantada dessa maneira, a tecnologia teria um impacto imensamente positivo sobre as águas – e, com sorte, poderá evoluir para o tamanho projetado.

O Great Pacific Garbage Patch é composto de cerca de 1,8 trilhão de peças de plástico. Mais de 8,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos já poluídos todos os anos.

Você viu?

Ir para o topo