Maior empresa de carne suína do mundo é processada e fecha uma de suas instalações


Recentemente, o Departamento de Comércio do estado da Carolina do Norte divulgou que a Smithfield Foods – maior empresa de carne suína do mundo – irá fechar uma de suas instalações até o final de outubro deste ano. Era um dos maiores complexos, localizado na cidade de Clayton, no condado de Duplin.

Reprodução | Vegnews

É que a Smithfield estava enfrentando problemas com a população da cidade. Os moradores processaram a empresa por “criar um incômodo público”: o lançamento de material fecal no ar, o despejo ilegal de lixo em lagoas a céu aberto e os distúrbios sonoros que eram criados com caminhões cheios de porcos rumo ao matadouro, tudo isso comprometeu o padrão de vida na área.

O resultado foi que a empresa perdeu os três processos federais, e foi multada em quase R$ 2 bilhões – uma quantia que inviabilizou a continuação da fábrica naquela região. E a história já era antiga. Em 2015, as operações em grande escala da empresa levaram 500 moradores do condado de Duplin a abrir um processo por criarem condições tóxicas, atrapalhando o dia-a-dia da população.

Reprodução | Vegnews

Mas a Smithfield planeja consolidar as operações que realizou em Clayton com sua maior instalação de processamento em Tar Heel, Carolina do Norte. Em outubro de 2016, a Smithfield retomou as operações apenas uma semana depois que a categoria 5 do furacão Matthew devastou a área, permitindo pouco tempo para os moradores limparem o lixo que suas lagoas de resíduos pútridas derramavam em comunidades vizinhas de baixa renda.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>