Fazendeiro chora ao revelar cotidiano de vacas leiteiras em novo programa da BBC


Durante um programa que foi ao ar na BBC esta semana, um produtor de leite escocês, David Finlay, desabou em lágrimas ao admitir que algumas vacas leiteiras choram por dias depois que os seus filhotes recém-nascidos são tirados de seus cuidados.

A fala vem de Finlay para explicar por que razão ele decidiu deixar os bezerros juntos com as mães por mais tempo; em seu estabelecimento os bezerros só são tirados de suas mães ao completarem 18 meses – que é quando eles são encaminhados para o matadouro. De acordo com o portal Plant Based News, este ponto de vista sugere que o show “pode ter um ângulo bem-estarista”.

Reprodução | Plant Based News

“Como um fazendeiro, é apenas algo que você faz, você simplesmente segue em frente. É parte do trabalho e você precisa tirar o bezerro porque precisa do leite”, explica Finlay à apresentadora Samantha Poling. “O bezerro naquele momento não sabe nada além de seu instinto que diz a eles que algo está um pouco engraçado, um pouco estranho. A mãe, bem, oscila bastante. Às vezes elas simplesmente caminham até a baia de alimentação e começam a comer e você pensa que nem perceberam. Mas há outras que choram durante dias. E esse foi provavelmente o lado angustiante disso”.

A jornalista então tenta retirar informações do fazendeiro sobre o quanto aquela situação o afetou até então. Por vários momentos, o fazendeiro tenta conversar, mas tudo o que fala é muito emocional – ele está nitidamente incomodado com o que fala, e a voz começa a embargar. É quando ele finalmente acena o braço e grita: “Corta”.

De acordo com a BBC, o programa tem o intuito de mostrar o lado obscuro e escondido das exportações de animais vivos. Nas palavras da emissora:

“A jornalista investigativa Samantha Poling faz uma viagem ao controverso mundo das exportações de animais vivos. Ela descobre algumas verdades chocantes sobre o que acontece com os bezerros machos que a indústria de laticínios escocesa não tem utilidade. E ela segue o rastro de um carregamento de gado vivo pela Europa para ver por si mesma as longas jornadas que enfrentam”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>