A vaca que caiu dentro de uma fossa no bairro São Francisco, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, teve como destino inicial o sacrifício. Resgatada com dor, luxação nas patas dianteiras e hipotermia, a vaca não teria condições de recuperação, segundo a médica veterinária que a atendeu e, por isso, seria sacrificada. O animal, no entanto, apresentou melhora repentina e a possibilidade do sacrifício foi descartada.
Equipes da prefeitura e o Corpo de Bombeiros participaram do resgate da vaca que, segundo o médico veterinário do Controle de Vetores do município, Ricardo Bork Borges, estava bastante debilitada. As informações são do portal O Pantaneiro.
“Quando chegamos ao local em que ela caiu, os bombeiros já haviam retirado o animal da fossa. Encontramos o prefeito Odilon, que também estava no local. Constatamos que ela estava muito debilitada, com hipotermia e luxação nas duas patas dianteiras. Com a ajuda da pasta de Obras, a colocamos em uma área da Prefeitura”, disse.
A presença do sol após o resgate ajudou na recuperação da vaca. Isso porque, conforme relata Borges, o animal foi colocado em uma área aberta para receber a luz solar, o que o esquentou, colocando fim à hipotermia. Após a vaca apresentar melhora, foi possível levantá-la para ministrar os medicamentos necessários.
“Caso o tutor apareça, ele terá que nos relatar o motivo pelo qual o animal estava solto e também arcar com as despesas dos remédios. Além disso, o caso também está registrado na Delegacia de Polícia como maus-tratos aos animais”, explicou Borges.
A vaca está sendo mantida em um espaço de propriedade da Prefeitura de Aquidauana, onde está recebendo cuidados veterinários.