Vaca retirada de fossa apresenta melhora repentina e escapa do sacrifício


A vaca que caiu dentro de uma fossa no bairro São Francisco, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, teve como destino inicial o sacrifício. Resgatada com dor, luxação nas patas dianteiras e hipotermia, a vaca não teria condições de recuperação, segundo a médica veterinária que a atendeu e, por isso, seria sacrificada. O animal, no entanto, apresentou melhora repentina e a possibilidade do sacrifício foi descartada.

(Foto: Ivynara Dias / O Panteneiro)

Equipes da prefeitura e o Corpo de Bombeiros participaram do resgate da vaca que, segundo o médico veterinário do Controle de Vetores do município, Ricardo Bork Borges, estava bastante debilitada. As informações são do portal O Pantaneiro.

“Quando chegamos ao local em que ela caiu, os bombeiros já haviam retirado o animal da fossa. Encontramos o prefeito Odilon, que também estava no local. Constatamos que ela estava muito debilitada, com hipotermia e luxação nas duas patas dianteiras. Com a ajuda da pasta de Obras, a colocamos em uma área da Prefeitura”, disse.

A presença do sol após o resgate ajudou na recuperação da vaca. Isso porque, conforme relata Borges, o animal foi colocado em uma área aberta para receber a luz solar, o que o esquentou, colocando fim à hipotermia. Após a vaca apresentar melhora, foi possível levantá-la para ministrar os medicamentos necessários.

“Caso o tutor apareça, ele terá que nos relatar o motivo pelo qual o animal estava solto e também arcar com as despesas dos remédios. Além disso, o caso também está registrado na Delegacia de Polícia como maus-tratos aos animais”, explicou Borges.

A vaca está sendo mantida em um espaço de propriedade da Prefeitura de Aquidauana, onde está recebendo cuidados veterinários.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO

FINAL FELIZ

TRISTEZA

PUNIÇÃO

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>