O ator Mark Hamill, famoso por interpretar o icônico Luke Skywalker na série de filmes “Star Wars”, recentemente se posicionou, em um post no Instagram, sobre conservacionismo e questões relacionadas ao bem-estar animal. Ele pediu aos seus mais de 3 milhões de seguidores para apoiar a primatologista Jane Goodall e ajudar a salvar os chimpanzés da extinção.
“Quando criança, eu sonhava em ter um chimpanzé, mas agora percebo que eles pertencem à natureza”, disse Hamill em sua postagem. “Em 1900, havia 1 milhão de chimpanzés vivendo lá. Hoje apenas cerca de 340 mil. Por favor ajude #JaneGoodall #SaveChimpsFromExtinction!”, continuou. O post foi compartilhado por Goodall em seu perfil pessoal. Ela elogiou o ator por usar sua plataforma para “demonstrar uma enorme bondade e compaixão (uma nova esperança, de fato!)”.
Militante de longa data
Durante décadas, Goodall, que é vegetariana, trabalhou extensivamente em questões ambientais e animais. Sua pesquisa sobre os comportamentos sociais dos chimpanzés forneceu novos conhecimentos e uma nova compreensão de nosso parente vivo mais próximo – com quem compartilhamos aproximadamente 98% de nossos genes – que desde então moldou o campo da primatologia.
Aos 84 anos, Goodall continua implementando mudanças. O Instituto Jane Goodall, fundado por ela mesma, trabalha para capacitar os indivíduos a agir e “fazer a diferença para todos os seres vivos”. Ele se esforça para conservar habitats em risco, resgatar chimpanzés órfãos e aumentar a conscientização sobre as espécies ameaçadas e os fatores que ameaçam sua existência, como a caça, o tráfico de animais e a perda de habitat induzida pelo homem.
Visualizar esta foto no Instagram.
Hamill não é o primeiro ator de “Guerra nas Estrelas” a se envolver em questões de bem-estar animal. Thandie Newton, que apareceu em “Solo: Uma História de Star Wars”, foi inspirada a se tornar vegana por sua co-estrela e veterana vegana Woody Harrelson. Os dois são acompanhados pela colega vegan Daisy Ridley (ou Rey), que passa seu tempo livre cuidando de seu cão surdo e cego Muffin.
Natalie Portman, que atuou nos Episódios I-III como a senadora-rainha Padmé Amidala, usa regularmente sua plataforma para promover uma dieta vegana. Ela foi a narradora e produtora de “Eating Animals”, um documentário lançado neste verão que aborda as questões éticas da agricultura industrial.
O veterano vegano Woody Harrelson, que interpretou o mentor do piloto Han Solo no filme solo de 2018, “Solo: Uma História de Star Wars”, está trabalhando em uma série de documentários sobre viagem com os irmãos Wicked Healthy, Derek e Chad Sarno. Mesmo Chewbacca experimentou uma epifania vegan enquanto ponderava sobre o conceito de “amigos, não comida”, seguindo sua amizade com os Porgs.
Enquanto a população de primatas em todo o mundo sofre, Goodall acredita que não é tarde demais para fazer a diferença. Em uma entrevista, ela disse: “Nós realmente prejudicamos o mundo, mas ainda acho que há uma janela de tempo para tentar mudar as coisas. Nunca pode voltar a ser como era… mas temos que tentar”.