EnglishEspañolPortuguês

Papa Francisco pede defesa dos oceanos devido à ameaça do plástico

4 de setembro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

O Papa Francisco fez um apelo pela defesa dos oceanos, ameaçados pela presença do plástico. “Não podemos permitir que os mares e oceanos se encham de extensões inertes de plástico flutuante”, afirmou o Papa em mensagem em ocasião da “IV Jornada de Oração pela Criação”.

(Foto: Aaron Chown/AP)

Para o pontífice, é indispensável atuar como “se tudo dependesse de nós”. O Papa defendeu ainda, em discurso para executivos no Vaticano, o acesso à água potável que, segundo ele, é um direito de todos. As informações, da AFP, foram divulgadas pelo portal G1.

“Lamentavelmente, muitos esforços se diluem ante a falta de normas e controles eficazes, principalmente no que diz respeito à proteção das áreas marinhas mais além das fronteiras nacionais”, criticou o Papa Francisco.

A ameaça do plástico à vida marinha

A cada ano, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte, em média, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente. E o cenário futuro não é nada animador – se continuarmos assim, até 2050, pode haver mais plástico que peixes nos mares, alerta a instituição.

Alguns tipos de plástico, como o PET, usado em garrafas de refrigerante, levam até 200 anos para desaparecer da natureza. O segredo para essa resistência toda é que o plástico é feito de polipropileno ou poliestireno, materiais que não são biodegradáveis. E não é novidade dizer que quem sempre paga essa conta é a natureza.

Você viu?

Ir para o topo