Plástico é encontrado no estômago de baleia morta no Japão


Havia plástico no estômago da baleia azul juvenil que apareceu em agosto na costa de Kamakura, província de Kanagawa, ao sul de Tóquio, no Japão, revelou um grupo de pesquisa que investigava os restos mortais.

Parece que o mamífero tinha menos de 6 meses de idade, uma idade em que as baleias normalmente só bebem o leite de sua mãe.

(Foto: Divulgação)

“Ele provavelmente engoliu o plástico acidentalmente. A grande quantidade de lixo flutuando no oceano vem à mente”, comentou um representante do grupo de pesquisa, que inclui membros do Museu Nacional da Natureza e da Ciência, em Tóquio.

A baleia foi encontrada na praia de Yuigahama em Kamakura, província de Kanagawa, em 5 de agosto, e o corpo foi removido pelo museu e outros no dia seguinte. Quando a baleia foi dissecada, um pedaço de plástico de 3 centímetros quadrados foi descoberto dentro do estômago. O plástico era claro e maleável e não aparentava estar ligado à morte da baleia.

“Foi um choque encontrar um fragmento de plástico dentro de uma baleia juvenil”, disse Yuko Tajima, curador do Departamento de Zoologia do museu, que examinou as carcaças de muitos mamíferos oceânicos. “Eu gostaria que as pessoas considerassem seriamente o problema do lixo em nossos oceanos.”

Fonte: IPC Digital


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>