Estudante de BH mostra como foi feita prótese 3D para pata que sofreu amputação


Prótese improvisada da pata Margarida feita com papel E.V.A. (Foto: Marcela Ortiz/Arquivo Pessoal )

Margarida é uma pata que teve a patinha amputada após um incidente. Como não poderia nadar, a única opção seria a morte induzida. Entretanto, a veterinária Marcela Ortiz, junto com a estudante de engenharia mecânica Natália Romagna, fizeram uma prótese em uma impressora 3D para o animal.

De acordo com Marcela, um fio de cabelo agarrou na patinha de Margarida, cortando a circulação. Quando chegou ao veterinário, o membro já estava necrosado e teria que ser amputado.

Para não submeter o animal à morte induzida, a veterinária fez uma prótese improvisada que funcionou, mas não permitia que o animal nadasse. Por uma estagiária, Marcela descobriu uma impressora 3D em uma faculdade de Belo Horizonte. Com a ajuda de Natália, foi feita uma prótese funcional.

“A Marcela quando entrou em contato comigo e falou uma prótese para um pato, nunca pensei nisso, porque tudo é muito exato (…) Então eu falei vamos, eu aceito o desafio”, lembrou Natália.

A primeira tentativa deu errado. O tamanho era para a canela de um pintinho e ficou pequeno para a de Margarida. Quando o problema foi resolvido, a patinha testou direto na água.

Hoje, ela está acostumada com a prótese de silicone, mas o objetivo é fazer uma ainda melhor, aumentando o peso da parte da frente para facilitar o caminhar. Como Margarida cresce rápida, ela precisa trocar as próteses cerca de a cada 15 dias.

“A gente fica muito feliz, é muito bonitinho. A gente brinca que ele está mimado, mas não é para menos, pois virou uma celebridade”, brincou Natália.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

HOMENAGEM

ESCRAVIDÃO

DADOS ALARMANTES

MAUS-TRATOS

DESMONTE AMBIENTAL

ZOOFILIA

RÚSSIA

FINAL FELIZ

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>