EnglishEspañolPortuguês

Ursos torturados por 21 anos em fazendas de bile no Vietnã são resgatados

31 de agosto de 2018
4 min. de leitura
A-
A+

Cinco ursos passaram 21 anos em cativeiro em uma fazenda de bile no Vietnã. Seus dias eram preenchidos por sofrimento e torturas, partes inseparáveis da exploração de ursos para a sua bile – que, no país, acreditam que seja um composto milagroso, capaz de curar doenças e feridas.

Felizmente, graças aos esforços de organizações como a Animals Asia, a World Animal Protection e a Education for Nature Vietnam (ENV), a vida desses cinco ursos mudou para sempre. Eles foram resgatados e levados para um santuário, onde finalmente levarão vidas livres da dor e do abuso a que estiveram sujeitos por tanto tempo.

Reprodução | One Green Planet
Reprodução | One Green Planet

O resgate dos ursos foi possível graças à ENV, apoiada pela World Ani mal Protection e pelas autoridades locais do governo vietnamita, que persuadiram o fazendeiro que explorava os animais a libertá-los. A equipe da Animals Asia chegou na cidade de My Tho em 27 de agosto para finalmente tirar os ursos de suas gaiolas.

Eles então finalmente receberam nomes: LeBON, Kim, Mai, Star e Mekong. Pode parecer algo insignificante, mas nomear os animais tem uma carga simbólica imensa. Enquanto na fazenda, eles são tratados como meros números, objetos; ao receberem nomes específicos, são individualizados, e deixam de ser meras mercadorias para se tornarem indivíduos.

Reprodução | One Green Planet

Durante os longos anos na fazenda de ursos, eles foram forçados a viver em pequenas jaulas, foram privados de alimento, desidratados e sofreram de várias doenças. Eram mantidos em cativeiro e explorados por causa do fluido em suas vesículas biliares. A substância é usada na medicina tradicional asiática como analgésico (entre outras coisas), apesar do fato de que existem muitas alternativas que não envolvem a tortura dos animais.

A indústria da bile de urso, infelizmente, persiste no Vietnã, embora a extração de bílis de animais vivos seja ilegal no país. A lei é mal aplicada, e estima-se que existam 780 ursos em cativeiro vivendo atualmente em fazendas de bile de ursos no Vietnã. Extração de bile é inimaginavelmente dolorosa e cria problemas de saúde a longo prazo para os animais, que são continuamente torturados.

Reprodução | One Green Planet
Reprodução | One Green Planet

“Não há maneira humana de extrair bile de um urso vivo, eles vão sofrer dores severas e sofrimento psicológico ao longo de suas vidas em cativeiro”, disse o Dr. Karanvir Kukreja, Gerente de Campanha da World Animal Protection, em entrevista ao portal One Green Planet.

“Estamos ajudando a colocar os ursos no Vietnã em segurança – eles levarão anos para se recuperar do estresse psicológico e do trauma que sofreram, mas estamos satisfeitos que esses ursos agora viverão suas vidas em paz e livres de danos”, ele completa.

Reprodução | One Green Planet

Os ursos estão agora a caminho do santuário do Vietnã dos Animais da Ásia em Tam Dao, perto de Hanói – sua nova casa, onde viverão o resto de suas vidas em segurança.

“Eles nunca mais sofrerão atrás das grades”, disse Jill Robinson, Fundador e CEO da Animals Asia. “Este é um passo importante em nosso trabalho para remover todos os ursos que permanecem em fazendas no Vietnã de suas gaiolas e levá-los ao santuário. É um novo dia para estes ursos inocentes que agora vão finalmente desfrutar de algumas das liberdades que lhes foram negadas há muito tempo.

Reprodução | One Green Planet
Reprodução | One Green Planet

“Estes cinco ursos nos levam um pouco mais perto do nosso objetivo de acabar com a criação de ursos no Vietnã – de uma vez por todas. A criação de ursos está agora em sua última etapa e a linha de chegada está à vista ”, disse Dung Nguyen, vice-diretor da Education for Nature Vietnam. “A ENV e nossos parceiros de coalizão estão trabalhando duro para tornar nosso roteiro de 2020 a fim de acelerar o fim de cultivar uma realidade viável.”

A Animals Asia, a World Animal Protection e a ENV trabalham há anos para mudar o destino dos ursos usados ​​na criação de bile. As organizações ajudam os ursos explorados de várias maneiras importantes, incluindo resgates, aquisição de casas seguras em santuários, ajudando o microchip do governo em cativeiro e trabalhando para uma proibição de criação de ursos bílis no Vietnã. É graças a eles que leobon, Kim, Mai, Star e Mekong podem finalmente aprender o que significa viver uma vida normal – sem sofrimento.

Você viu?

Ir para o topo