EnglishEspañolPortuguês

Ursa Marsha deve ser transferida de zoo para santuário em até 30 dias

21 de agosto de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A ursa Marsha, que vive aprisionada no Parque Zoobotânico de Teresina, no Piauí, deve ser transferida do local para um santuário no estado de São Paulo em um período de até 30 dias.

A transferência havia sido permitida pela Justiça, mas uma decisão seguinte suspendeu o processo até haver confirmação de que o animal suportaria a viagem. No entanto, após dois especialistas em saúde animal visitarem a ursa para avaliar o quadro de saúde dela, Marsha deve deixar o Piauí em um mês.

Ursa Marsha no Parque Zoobotânico de Teresina (Foto: Reprodução / TV Clube)

A inspeção técnica, dividida em duas etapas, teve fim na última semana. Um biólogo especialista em ursos, o único do Brasil, e uma médica veterinária analisaram o local onde a ursa vive, o estado de saúde dela, o histórico médico e as condições gerais de vivência no zoológico.

“Qualquer transporte de animais deve ser bem planejado e observar todos os processos técnicos, inclusive as questões física e psicológica do animal, a logística, o destino e as condições deste local. No caso da ursa, é um animal que já tem certa idade, geriátrico, que eventualmente é um agravante, e é preciso fazer certas observações”, declarou o biólogo Cláudio Hermes.

A médica veterinária Cláudia Ingayara explicou que “é muito importante a gente olhar o histórico médico dela para ver se a ursa tem alguma condição prévia que possa agravar o risco do transporte”. De acordo com a veterinária, todo transporte de animal silvestre envolve um risco, porque, segundo ela, não há condições de fazer exames que ajudariam a tomar uma decisão. “Por isso é importante observar se ela tem condição geral e história médica, que ajude a gente a encontrar a melhor forma de fazer essa transferência”, acrescentou Cláudia.

De acordo com os especialistas, a transferência da ursa para o santuário no estado de São Paulo é possível e ela tem condições para suportar a viagem de mais de dois mil quilômetros entre trechos aéreos e terrestres. Um laudo com todas as informações será emitido pelos profissionais. As informações, da TV Clube, foram divulgadas pelo portal da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA).

“Com a homologação do acordo, a partir dessa documentação, Marsha poderá ser transferida imediatamente assim que toda essa parte burocrática for resolvida”, afirmou a presidente do Núcleo de Defesa Animal da OAB-PI, Juliana Paz.

Repercussão nacional

O caso da ursa Marsha ganhou repercussão nacional ao ser apoiado por artistas e amplamente divulgado por ativistas, ambientalistas e pessoas sensíveis à causa animal.

O pedido da transferência da ursa partiu de uma petição online que, em novembro de 2017, demonstrou que o calor intenso de Teresina, onde está localizado o zoo que mantém Marsha aprisionada, é prejudicial à saúde do animal.

Você viu?

Ir para o topo