EnglishEspañolPortuguês

Mar de gelo do Ártico racha pela primeira vez devido às mudanças climáticas

24 de agosto de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Por mais que você tente, é praticamente impossível negar que a mudança climática é real quando você olha para o que começou a acontecer no Ártico neste verão no hemisfério norte. Pela primeira vez na história , o gelo marinho mais grosso e mais antigo da região começou a rachar, abrindo assim as águas da costa norte da Groenlândia, que normalmente são congeladas durante todo o ano.

Reprodução | The Guardian

Este fenômeno nunca antes visto deixou cientistas chocados e preocupados, especialmente porque a área onde o gelo está agora se quebrando e derretendo foi projetada para ser a mais resistente ao aumento das temperaturas globais, dada a sua grande espessura e quão profundamente congelada ela é, mesmo no verão.

Como disse Thomas Lavergne, um cientista do Instituto Meteorológico Norueguês, “não sei dizer quanto tempo esse campo aberto permanecerá aberto, mas mesmo que seja fechado daqui a alguns dias, o dano será causado: o velho e espesso o gelo do mar terá sido empurrado para longe da costa, para uma área onde ele irá derreter mais facilmente ”.

Esta ocorrência alarmante, que os especialistas científicos acreditam que provavelmente está ocorrendo devido a uma onda de calor relacionada à mudança climática que trouxe ventos incomuns ao hemisfério norte, demonstra o quão difícil é prever e se preparar para os efeitos extensivos do aquecimento global. Ainda assim, uma coisa é certa: o excesso de gelo no mar é apenas o começo de como as mudanças climáticas afetarão nosso planeta e nossas vidas nos próximos anos.

A boa notícia é que ainda temos a chance de mudar as coisas! Embora, infelizmente, não possamos reverter a maioria dos danos já causados, podemos ajudar a limitar ainda mais os impactos ambientais negativos. Mas se quisermos fazer isso, é de suma importância que nós ajamos rápido!

Comer uma dieta baseada em vegetais é uma maneira altamente eficaz de reduzir nossa pegada de carbono e, por sua vez, ajudar na luta contra as mudanças climáticas. Pode-se deixar de comer carne e laticínios para fazer uma grande mudança, você pergunta? Absolutamente!

De fato, seguindo uma dieta baseada em vegetais, você pode cortar sua pegada de carbono pela metade e economizar cerca de 200.000 galões de água por ano! Além disso, a alimentação centrada em plantas tem o poder de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, que são um dos principais impulsionadores do aquecimento global.

De acordo com um estudo recente, se uma nação de 320 milhões de pessoas fizesse uma dieta baseada em vegetais, cortaria as emissões de gases do efeito estufa da agricultura em cerca de 28%. Então imagine o enorme impacto positivo que teria se todos no mundo se abastecessem com plantas em vez de produtos animais!

Como mostra a preocupante situação no Ártico, não podemos nos dar ao luxo de esperar mais tempo para mudar nossas dietas se quisermos evitar um desastre climático no futuro próximo. Para saber mais sobre como você pode ajudar a fazer parte da solução para o aquecimento global simplesmente por estar consciente sobre o que você coloca no seu prato, confira o livro #EatForThePlanet.

Você viu?

Ir para o topo