EnglishEspañolPortuguês

Galinha deficiente rejeitada por fazendeiro encontra novo lar em santuário

25 de agosto de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Uma galinha foi encontrada embaixo de um arbusto em um parque público no Colorado, EUA, muito fraca, nitidamente faminta, incapaz de andar e coberta por vermes. Além de tudo, a equipe da Broken Shovels Farm Sanctuary percebeu que ela também não conseguia movimentar as patas.

Reprodução | One Green Planet

Depois de mais de uma semana de tratamento, para se livrar das larvas que rastejavam de suas feridas, ela foi diagnosticada com uma condição que tem aumentado com o avanço da pecuária, a doença de Marek. Ela não tem cura, apresenta uma alta taxa de mortalidade, e deixa galinhas incapazes de pôr ovos – provavelmente é por isso que ela foi abandonado, jogada fora como lixo, quando ela não tinha mais utilidade para a fazenda.

Reprodução | One Green Planet

Uma voluntária do santuário que a resgatou, Cari, criou um carinho muito grande pela galinha, desde o começo. Deu o nome de Jayni a ela e se ofereceu para cuidar do animal; agora, as duas raramente são vistas separadas. “Seu novo nome significa misericórdia. Porque é disso que ela precisa hoje à noite, e porque eu não acredito que ainda é misericordioso contar a essa menina brilhante que seu tempo na Terra acabou”, escreveu Cari em suas redes sociais na época do resgate.

Reprodução | One Green Planet

Como Jayni era incapaz de se locomover bem sozinha, os incríveis salvadores do Broken Shovels Farm Sanctuary deram a ela uma cadeira de rodas, dando um novo sentido a sua vida – como dar a capacidade de percorrer longas distâncias, até mesmo um campo de futebol. A cadeira de rodas deu mobilidade a Jayni e, sem ela, não teria tido nenhuma qualidade de vida.

Um ano depois do resgate e de todo o tratamento, Jayni posa para fotos, brinca e é uma galinha completamente saudável e feliz. É como se todo o passado obscuro e sofrido que viveu, hoje já não afetasse sua vida – mas desse a ela a capacidade de sentir gratidão por todo o cuidado e amor recebidos.

Reprodução | One Green Planet

Infelizmente, a história de Jayni é a mesma de muitos animais explorados e depois rejeitados por fazendas pecuárias, como se fossem meros objetos. Mas todos os animais que vagam neste planeta têm o direito a uma melhor qualidade de vida do que muitos deles realmente experimentam.

A esperança é saber que existem salvadores que vão além de seus esforços para ajudar esses animais, não importando suas deficiências. Broken Shovels Farm Sanctuary é um deles, que oferece um lar para animais abatidos e negligenciados, dando-lhes uma chance na vida que eles nunca foram destinados a ter.

Você viu?

Ir para o topo