EnglishEspañolPortuguês

Aumento do nível do mar e derretimento de geleiras ameaçam sobrevivência de ursos polares

27 de agosto de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O fotógrafo Florian Ledoux, de 28 anos,  registrou imagens de um urso polar no seu habitat. O território de Nunavut é o mais setentrional do Canadá e inclui a maioria das ilhas árticas do país.

Nas fotos, o urso polar mostra suas habilidades de camuflagem enquanto ele anda entre os lençóis de gelo. Entretanto, o processo cada vez maior de encolhimento do gelo e aumento do nível do oceano está dificultando a existência desses animais nesses locais.

Os ursos polares têm uma capacidade enorme de se camuflarem em seu habitat (Foto: Florian Ledoux)
Sombra de urso polar mostra como os dias quentes estão contribuindo para o derretimento do gelo (Foto: Florian Ledoux)

Tendo a área cada vez mais inundada pela água, os ursos observados achavam jeitos de pular entre um pedaço fino de gelo para o outro.

O fotógrafo disse que observou as criaturas nos santuários de gelo e viu fiordes livres de gelo, com as últimas geleiras praticamente desaparecidas.

Os ursos polares contam com esses pedaços de gelo para caçar, mas a União Internacional para a Conservação da Natureza alertou que sua população vai cair se a perda de gelo marinho continuar devido à mudança climática.

Os ursos têm de pular de uma camada fina de gelo para outra (Foto: Florian Ledoux)
As geleiras tendem a derreter cada vez mais, o que pode ameaçar os ursos polares (Foto: Florian Ledoux)

Florian disse: “A ideia de ver ursos polares em estado selvagem estava na minha cabeça desde o dia em que fui ao Ártico, quando eu tinha 11 anos de idade. Eu não sabia que iria capturar essas imagens únicas, mas queria fotografá-las de cima”.

“Para mim, não há melhor sensação do que estar perto desses magníficos mamíferos, compartilhando um espaço com eles”.

“Sempre me lembrarei daquele momento em que vi meu primeiro urso polar, chorei durante as três horas que ficamos perto deles”.

“Mas agora, é hora de agir para proteger esses animais e quero que minhas fotos ajudem a criar mais Áreas de Conservação Marinha”.

Você viu?

Ir para o topo