EnglishEspañolPortuguês

Pinguim é encontrado morto em praia de São Sebastião (SP)

26 de agosto de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Pinguim-de-magalhães encontrado na praia de Guaecá, em São Sebastião | Foto: José Américo

Um pinguim morto foi encontrado na praia de Guaecá, em São Sebastião, na manhã da última sexta-feira, 24. O jornalista José Américo Câmera fotografou o animal por volta das 10 horas enquanto caminhava pela praia. “A praia estava vazia e, pela primeira vez depois de dez dias, a maré ficou baixa.

O pinguim deve ter morrido alguns momentos antes, pois não estava em estado de putrefação”, relatou. O jornalista mora no local há 18 anos e nunca viu um pinguim na praia de Guaecá. Outro pinguim foi fotografado na cidade de Ilhabela e publicado na página Douglas Ilhabela, em 17 de agosto, na praia do Engenho.

O Instituto Argonauta analisa os animais encontrados no litoral norte e afirmou que o pinguim encontrado em Guaecá é um pinguim-de-magalhães, da espécie Spheniscus magellanicus). “São comuns na nossa costa durante o inverno, quando migram das regiões patagônicas e ilhas malvinas, onde existem as colônias de reprodução. O indivíduo é juvenil, e encalhou na praia já em decomposição avançada, não sendo possível identificar a causa da morte”.

O instituto alerta que, caso encontre um pinguim vivo é necessário mantê-lo aquecido dentro de uma caixa de papelão e chamar o Instituto Argonauta pelo telefone 0800 642 3341. Em hipótese alguma o animal deve ser colocado no gelo.

Ilha Comprida

Em Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, 57 pinguins mortos foram localizados nesta sexta-feira, 24, duas semanas após mais de 200 pinguins mortos aparecerem nas praias de Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Cananéia. Desta vez, os animais surgiram em uma área de restinga, conhecida como Barra do Capivaru.

O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) também identificou os animais como pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), mesma espécie dos mais de 200 encontrados, em 8 de agosto, nas praias do litoral sul.

Fonte: Costa Norte

Você viu?

Ir para o topo