EnglishEspañolPortuguês

Ativistas resgatam porquinhas feridas e aterrorizadas em fazenda nos EUA

23 de agosto de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Uma filhote de porco foi encontrada em péssimas condições na fazenda de uma fábrica, em Utah. Pequenas gaiolas com animais fêmeas grávidas foram abandonadas no local.

A pequena porquinha estava doente, magra e seu pé estava gravemente ferido. Wayne Hsiung foi até o local averiguar e acabou resgatando-a.

Hsiung resgatando a filhote da fazenda (Foto: The Dodo)

“Os porcos-mãe confinados nessas caixas horríveis não conseguem nem se virar”, disse Hsiung, co-fundador da Direct Action Everywhere. “E se um dos bebês está morrendo, angustiado ou incapaz de conseguir comida, eles não podem ajudá-los porque estão presos atrás dessas grades”.

“Eu quase desmoronei em lágrimas, porque ela estava enrolada contra sua mãe e meio que oscilando”, disse Hsiung sobre a filhote, que chamou de Lily. “Os outros leitões estavam atropelando-a e derrubando-a, e ela não tinha energia nem força para se mover. E foi tão doloroso. ”

Quando foi encontrada, Lily tinha cerca de 15 a 20 dias e pesava quase 2kg. Ela estava à beira da morte, e com muitos machucados.

Lily sendo cuidada pela organização (Foto: The Dodo)

“Nós imediatamente notamos que ela tinha uma inflamação no pé”, disse Hsiung. “Estava sangrando, infectado e inchado do tamanho de uma bola de golfe. Para um pequeno leitão, isso era um grande problema, já que ela não conseguia andar”.

Hsiung suspeita que o pé de Lily foi pego nas grades das caixas de parto, embora ele não tenha certeza:

“Eles têm essas grades debaixo dos leitões e da mãe para permitir que as fezes e a urina se escoem facilmente”, disse Hsiung. “E às vezes os bebês ficam com os pés presos.”

Hsiung acredita que Lily sabia que ele estava lá para ajudá-la, porque o leitão rapidamente se acomodou:

“Eles estão sempre assustados quando você os pega”, disse Hsiung. “Mas ela estava muito doente, então ela não gritou. Nós apenas acariciávamos a cabeça dela e a segurávamos perto do peito, e dissemos a ela que tudo iria ficar bem, tudo iria dar certo”.

Hsiung e Lily quando saíram da fazenda (Foto: The Dodo)

“Os porcos são como cachorros”, ele acrescenta. “Eles estão muito sintonizados com as emoções humanas e têm um incrível senso de olfato. Então eles provavelmente podem cheirar em seu suor que você está expressando emoções carinhosas. Ela acabou apenas se acomodando em meus braços. Nós a enrolamos em um cobertor porque estava muito frio lá fora e a levamos para o carro”.

Além de Lily, Hsiung e seus colegas resgataram outro leitão angustiado, a quem deram o nome de Lizzie.

“Lizzie também era extremamente pequena – talvez cerca de metade do tamanho dos outros leitões”, disse Hsiung.

Lily e Lizzie foram levadas ao veterinário e foram tratadas para desidratação. Elas receberam antibióticos e outros medicamentos. Nos próximos dias, as filhotes mostraram estar mais saudáveis e fortes. Lily também começou a andar.

“Lily saiu do lado de fora e aproveitou o ar livre”, disse Hsiung. “Ela cheirou na grama e começou a brincar”.

As duas porquinhas agora residem em um santuário de fazendas e estão crescendo rapidamente.

Lily e Lizzie foram resgatadas de fazenda em péssimas condições (Foto: The Dodo)

“Eu acho que Lily pesa quase 68kg, que ainda é cerca de um quarto do tamanho adulto, mas ela ainda é apenas uma criança”, disse Hsiung.

“É um testemunho da incrível fortaleza desses animais que sofrem com condições incrivelmente abusivas“, acrescentou Hsiung.

Você viu?

Ir para o topo