EnglishEspañolPortuguês

Veganismo ganha cada vez mais adeptos na Austrália

22 de agosto de 2018
5 min. de leitura
A-
A+

O estilo de vida vegano está ganhando espaço na Austrália. Uma pesquisa feita pela Roy Morgan Research estabeleceu que 2.1 milhões de pessoas estão optando por uma alimentação livre de carne, mesmo sendo conhecido como um país dos “carnívoros” – é comum comerem salsichas e fazerem churrascos.

“Pessoas de todo o lugar estão animadas para conhecerem a culinária vegana” afirma Mo Wyse, a cofundadora do restaurante vegano Smith & Daughters, na cidade de Melbourne. “Muitos pubs hoje tem uma opção vegana, e se não tiverem, eles sabem que estão tirando dinheiro do seus próprios bolsos”.

Dados do Google Trends fornecidos pelo site Gladstone Observer indicaram também que os australianos estão mais interessados em aprender mais sobre o estilo de vida vegano do que qualquer dieta famosa. Um movimento que antes era modesto, hoje, se torna parte da culinária comum. De acordo com pesquisas do Euromonitor International, a indústria de culinária vegana na Austrália valerá $215 milhões até 2020. Isso fará com que o país seja o terceiro com o crescimento mais rápido depois da China e dos Emirados Àrabes Unidos.

A comida vegana oferece uma melhoria na qualidade de vida (Foto: Pixabay)

O veganismo ainda passa por muitos tabus. Muitas pessoas acreditam que é um estilo de vida de ferozes protestantes ou hippies idealistas, mas se provou adequar ao estilo de vida moderno: ele não atinge só a comida, mas moda, produtos de limpeza e até mesmo brinquedos sexuais também são produtos que se encontram no movimento.

“O veganismo não é mais um modelo de privação e sacrifício”, explica Dr Matt Ruby, psicólogo da La Trobe University, também adepto ao estilo de vida. “Pesquisas antigas se referem ao veganismo como um estrito, esquivo e difícil estilo, mas essa imagem está desaparecendo”.

Globalização

Campanhas que promovem as pessoas a experimentarem o veganismo se tornaram globais. A Segunda Sem Carne e o Veganuary, por exemplo, se tornam um meio de fazerem com que as pessoas se aproximem do veganismo e contribuam para a causa, mesmo de maneira mais leve.

A cofundadora Wyse da Smith & Daughters acredita que o veganismo ainda passa por muitos estereótipos. Por isso, mesmo o restaurante contando com o menu inteiro vegano, isso não é mencionado. “Muitos comerciantes entram no restaurante em busca de um chocolate com leite e de tortas e eles nem tem ideia de que é vegano. Não queremos impor nada, mas também não gostaríamos que a mensagem vegana fosse passada de maneira tão direta”.

“Smith & Daughters: um livro de receita que acaba sendo vegano” (Foto: Reprodução)

O movimento hoje foi adquirido por muitas celebridades, o que demonstra que está se tornando cada vez mais comum. Atores consagrados como Liam Hemsworth e Natalie Portman e o atleta famoso autraliano de críquete Peter Siddle são um deles. Serena e Venus Williams também discutiram na mídia sobre aderirem ao estilo, assim como o lutador o UFC Nate Diaz.

As vantagens do veganismo

Nicole Dynan acredita que os benefícios da dieta sem carne estão cada vez mais numerosos e famosos. “Não só essa dieta promove um maior tempo de vida, mas também está associada a perca de peso e diminui o risco de desenvolver diabetes, colesterol alto, problemas no coração e câncer”.

Ela explica que para isso, deve-se procurar todos os nutrientes nas refeições, como zinco, proteína, ferro, omega-3, cálcio e vitamina B12. Uma dieta vegana não quer dizer uma dieta saudável se for baseada em grandes quantidades de carne falsa e junk food vegana. O caráter saudável se dá pelo equilíbrio de alimentos com todos os ingredientes citados para evitar deficiências.

O veganismo promove isso, mas também não é necessário ser vegano para ser saudável. Uma das dietas mais saudáveis conhecidas é o cardápio mediterrâneo, que inclui verduras e vegetais e pequenas quantidades de carne e laticíneos, como explicado por Dynan. Entretanto, o veganismo é mais propenso a disseminar um estilo de vida saudável e também sustentável.

Mesmo que o veganismo esteja atrelado ao movimento dos direitos animais, ele também confere o caráter de ativismo ambiental e promove uma melhoria na qualidade de vida. Um estudo feito pela Oxford University na Inglaterra que uma dieta a base de plantas reduz 73% do carbono no ambiente, liberta 3.1 bilhões de hectares.

Documentários como Cowspirancy explicam os motivos do veganismo ser um estilo completamente favorável a questões ligadas a agricultura e ao aquecimento global. “Existe uma crescente preocupação em como as comidas são feitas. Mais pessoas estão se tornando conscientes sobre o impacto da carne e dos produtos animais no planeta e na sua saúde”, afirma Matt Ruby.

Um dia vegano no prato

Atenda seu alvo nutricional com o roteiro vegano, de Nicole Dynan

Café da manhã:

Tofu mexido com tomate e torrada integral com abacate
Porque: “A vitamina C no tomate aumenta a absorção do cálcio do tofu, e a torrada integral é uma ótima fonte de aminoácidos”

Lanche:

Sticks veganos e 1/3 xícara de hummus
Porque: “Você terá fibra e vitaminas da proteína do hummus”

Almoço:

Taça de burrito com arroz integral, feijão preto, vegetal e queijo vegano
Porque: “Arroz e feijão fazem uma proteína completa e oferecem fibras, enquanto o queijo adiciona o cálcio”

Janta:

Grão de bico com curry com vegetal e quinoa
Porque: “O vegetal fornece fibra e vitaminas e a quinoa e o grão de bico formam uma proteína completa”.

Você viu?

Ir para o topo