EnglishEspañolPortuguês

Governo paquistanês promete plantar 10 bilhões de árvores em cinco anos

22 de agosto de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Em um esforço para compensar a mudança climática, o Paquistão prometeu plantar 10 bilhões de árvores nos próximos cinco anos. O país, uma das seis nações mais afetadas pela mudança climática, planeja restaurar grande parte de seus ecossistemas florestais, que desempenham um papel importante na mitigação das mudanças no clima da Terra e contribuem para o equilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono no ar.

Reprodução | Online News

O recém-eleito primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, fez campanha em várias iniciativas ambientais que ajudariam o país no caminho para a sustentabilidade, informou o Green Matters. Entre 2014 e 2017, o Paquistão completou o projeto Khan’s Billion Tree Tsunami, plantando impressionantes 350 mil hectares de árvores.

“Se você planta árvores, descobrimos, às margens do rio, sustenta os rios”, disse Khan à Voz da América. “Mas o mais importante, as geleiras que estão derretendo nas montanhas, e uma das maiores razões é porque houve um desmatamento em massa”.

Malik Amin Aslam, um político definido para ser ministro do Meio Ambiente do país, disse que o programa se espalharia para ver as árvores plantadas em toda a nação, incluindo as quatro capitais provinciais. O objetivo do projeto é restaurar as florestas que foram destruídas devido aos efeitos devastadores da mudança climática.

“A cobertura verde do Paquistão está diminuindo. Nossas cidades se tornaram selvas de concreto e há uma crescente poluição do ar. Nosso modo de desenvolvimento está errado ”, disse Aslam.

Atualmente, o Paquistão tem apenas 2,2% da cobertura florestal total, de acordo com o Pakistan Today. Conforme declarado pelas Nações Unidas, os países devem ter uma cobertura florestal de pelo menos 25% de suas terras totais, e as cidades devem ter uma cobertura florestal de 10%. Especialistas alertam que o Paquistão poderá ficar sem florestas nos próximos 50 anos se o desmatamento continuar no mesmo ritmo. Como é, o Paquistão perde 42 mil hectares de suas florestas por ano.

Plantar árvores é uma das maneiras mais fáceis de combater a mudança climática (apesar das divagações absurdas que você pode ter ouvido sobre como a Califórnia deveria remover árvores para combater incêndios florestais). Em 2018, a Índia plantou 66 milhões de árvores em apenas 12 horas, sendo o objetivo da maratona de plantio a redução da pegada de carbono do país.

Também no ano passado, a China transferiu mais de 60.000 soldados para plantar árvores, em um esforço para aumentar a cobertura florestal do país e ajudar a combater a poluição. Projetos como esses são frequentemente indispensáveis ​​para devolver áreas importantes a um estado mais verde e mais saudável.

Você viu?

Ir para o topo