EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 80 baleias e golfinhos são mortos durante temporada de caça nas Ilhas Faroé

22 de agosto de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Dezenas de baleias-piloto e golfinhos de face branca são assassinados anualmente na temporada de caça, nas Ilhas Faroe.

Todo verão, cerca de 800 baleias-piloto, baleias e golfinhos são mortos por suas carnes nas Ilhas Faroé, um arquipélago dinamarquês localizado a centenas de quilômetros da costa escocesa, entre a Noruega e a Islândia.

Caça anual mata dezenas de animais marinhos (Foto: Daily Mail Online)

Os animais são mortos por meio de uma lança espinhal, que é inserida através de seu pescoço para romper a medula espinhal. Realizam grande parte do massacre a céu aberto.

Os locais realizam as caçadas antes dos meses esparsos do inverno, com a carne servida salgada ou cortada em bifes, e a gordura de porco cortada e comida crua.

Estima-se que cerca de uma dúzia de golfinhos do Atlântico branco, bem como mais de 80 baleias-piloto, foram mortos nesta caçada.

Participantes, muitos deles crianças, foram vistos cobertos no sangue de suas presas durante a caçada, e toda a praia ficou vermelha de sangue.

Um membro da tripulação da Sea Shepherd disse: ‘Enquanto esperávamos que a cápsula fosse levada para a praia, os participantes locais da costa traçaram linhas de corda com ganchos, que logo seriam usados ​​para arrastar as baleias-piloto para fora da água”.

“O nível de excitação entre os habitantes locais era claro. As crianças pequenas corriam por aí brincando enquanto os pais conversavam e riam, o que parecia estar em total contradição com os eventos que estavam prestes a se desenrolar”.

Crianças também participam da caça (Foto: Daily Mail Online)

“Quando uma baleia foi puxada da água na minha frente por vários homens, que pareciam ter entre 15 e 40 anos ou mais, os gritos irromperam”.

“Observei com horror a baleia depois que foi arrastada da água, chorando e soluçando para tentar escapar de uma morte que não parecia nem compassiva, humana ou respeitosa”.

“Testemunhar essa cena brutal e macabra é a destruição da alma para qualquer pessoa com o menor nível de compaixão por um ser sensível”.

Estima-se que a população de baleias-piloto no leste do Atlântico Norte é de cerca de 778 mil indivíduos, com aproximadamente 100 mil ao redor das Ilhas Faroe. As Ilhas Faroé caçam em média 800 baleias-piloto anualmente.

Baleias são mortas para consumo (Foto: Daily Mail Online)

As caçadas foram duramente criticadas por defensores dos direitos animais, que dizem que o ritual é cruel e desnecessário.

Em resposta, o governo local defende que a caça não é apenas sustentável, mas garante que as 18 ilhas, que têm oportunidades limitadas de cultivo, sejam o mais autossuficientes possível.

Cada baleia fornece várias centenas de quilos de carne e gordura, alimentos que teriam que ser importados do exterior para as ilhas a um custo para os habitantes locais e o meio ambiente.

“A caça às baleias é uma parte natural da vida das Ilhas Faroé e um importante complemento para os meios de subsistência dos habitantes do local”, disse um porta-voz do governo das Ilhas Faroé ao MailOnline.

 

Você viu?

Ir para o topo