EnglishEspañolPortuguês

Gato cego e surdo é resgatado e adotado por casal na Turquia

21 de agosto de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Na Turquia, um gato de rua especial foi resgatado por um casal, e depois de muita vontade e ajuda, ele teve o seu final feliz. Anos atrás, Ceren Kiran Tatli e seu marido estavam andando perto de seu bairro e avistaram o gato. Ao interagirem com ele, perceberam que este era surdo e cego.

“Nós o vimos andando na neve, procurando comida e fugindo desajeitadamente de outros gatos e carros”, disse Tatli ao The Dodo. “Nós o chamamos, tentamos nos aproximar dele, mas, como ele é um super talentoso artista de escape, nós não conseguimos”.

Gato cego e surdo é encontrado com medo na rua (Foto: The Dodo)

Entretanto, o gato estava muito assustado e fugiu. Isso aconteceu nas outras vezes seguintes que o casal o encontrou, até que em um momento, ele não apareceu mais no bairro. Depois de alguns meses, ele reapareceu, e sua condição estava ainda pior. Tatli, entretanto, estava determinada em ajudá-lo.

“Em abril de 2015, voltamos a vê-lo. Desta vez sua saúde piorou e ele teve uma perna quebrada e não tinha mais energia para lutar ”, disse Tatli. “Eu ainda não tenho ideia de como ele sobreviveu, encontrou comida e água e evitou carros naquele bairro movimentado”.

Desta vez, eles conseguiram se aproximar do animal e o colocaram sob seus cuidados. Yoda, nome que eles decidiram colocar ao animal, foi alimentado e levado diversas vezes ao veterinário. Cirurgias tiveram de ser feitas e um olho de Yoda foi removido.

Yoda foi acolhido pelo casal (Foto: The Dodo)

Mesmo deixando ser cuidado pelo casal, Yoda ainda estava muito receoso e nervoso. Depois de sobreviver nas ruas e eventualmente passar por muitas situações de risco, Yoda ainda era traumatizado e duvidada de tudo.

“No começo ele costumava andar muito devagar pela casa, com medo de qualquer outro gato que pudesse atacá-lo do nada”, disse Tatli. “Nossos outros gatos também tinham medo dele, eles não conseguiam entender por que ele não mudava de direção sempre que o encontravam, por exemplo. Eles devem ter pensado que ele era algum tipo de alienígena, não um gato”.

Yoda e os outros gatos do casal (Foto: The Dodo)

Obi, um dos gatos do casal, decidiu se aproximar de Yoda e percebeu que ele não era ameaçador. O início dessa amizade também foi o início de Yoda conseguir confiar em sua nova casa e em todos ao seu redor.

Hoje, Yoda é um gato brincalhão e sem medos. Ele e Obi são grandes amigos – Obi sabe que tudo o que ele precisa fazer é tocar Yoda com a pata para que ele saiba que é hora de jogar.

Tatli também usa o toque para deixar Yoda saber quando ela está perto dele, e por isso, Yoda começou a bater na mãe dele com a pata dele sempre que ele quer alguma coisa. Ele está provando todo dia que ser cego e surdo não é suficiente para atrasá-lo.

“Yoda tem uma personalidade muito independente e carinhosa”, disse Tatli. “Ele não precisa de ajuda com nada. Tenho certeza de que ele não acha que ele é diferente dos outros gatos. Ele está muito confiante. Ele parece acreditar que não está perdendo nada, ele é capaz de fazer o que quiser, quando quiser. Ele garante que entendemos isso também.

Yoda hoje é um gato saudável e alegre (Fptp: The Dodo)

“Quanto mais o conhecemos, mais nos apaixonamos por seu espírito vivaz, aventureiro e independente”, disse Tatli. “Ele nos fez esquecer suas deficiências e se concentrar no lado positivo. Aprendemos com ele como a vida pode ser simples e bonita ”.

Ceren Kiran Tatli e seu marido são grandes amantes dos animais e estão constantemente alimentando e cuidando de todos os gatos que encontram.

Você viu?

Ir para o topo