Os emus, a maior ave dentre todas as espécies existentes na Austrália, estão migrando para a cidade de Broken Hill, no estado de Nova Gales do Sul, para fugir de uma seca severa. De acordo com as autoridades, bandos desses animais estão sendo vistos circulando pelas ruas do município.
A presença da espécie em ambiente urbano sempre ocorreu, mas em menor número. “Nós tínhamos alguns regulares, provavelmente cinco ou seis. Agora eles estão literalmente caminhando na nossa avenida principal. Estamos vendo bando deles”, contou Emma Singleton, porta-voz da unidade de Resgate e Reabilitação de Animais Nativos da Austrália em Broken Hill, em entrevista à Reuters.
Um gramado de um campo esportivo da cidade foi adotado como lar por um grupo de 14 emus, que, segundo Emma, vive no local há semanas. “Os moradores da área estão oferecendo comida e água”, disse.
A unidade de proteção da qual Emma faz parte não tem tentado resgatar as aves, mas está conscientizando a população. A entidade tem explicado aos moradores de Broken Hill que os emus são inofensivos e que cuidados devem ser tomados para que eles não sejam prejudicados. As informações são do Extra.
Apesar do trabalho de conscientização, cinco emus já foram vítimas de acidentes de trânsito. A unidade de resgate se preocupa também com o risco desses animais serem mordidos por cães, que podem vir a agir devido ao instinto de defesa.
Maior ave nativa da Austrália, no mundo, a espécie perde apenas para o avestruz, originário do continente africano. Com até dois metros de altura e pesando 60 quilos, os emus tem pelagem castanha e são naturais do outback australiano, não dos centros urbanos, onde têm sido encontrados. Eles se alimentam de grãos, frutas, plantas e insetos e não voam, mas são bons velocistas.