EnglishEspañolPortuguês

Para sobreviver seca severa que assola a Austrália, cangurus são obrigados a comer papelão

18 de agosto de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Cangurus famintos têm saqueado latas de lixo e até mesmo recorreram a papelão para sobreviver à pior seca que atingiu a Austrália nos últimos 50 anos. Outro desdobramento muito negativo das condições severas de seca foi forçar os animais aos subúrbios de Canberra, capital do país, em uma busca desesperada por comida e água em meio a um dos invernos mais secos já registrados.

Reprodução | The Daily Mail

A situação é calamitosa: 99% de Nova Gales do Sul e pouco menos de 60% de Queensland oficialmente declaram seca nos estados, e muitos agricultores têm alimentado os cangurus ao lado de seus próprios rebanhos pois o sofrimento é claro para os animais selvagens.

Alby White, morador da região que recentemente se aposentou depois de mais de 30 anos na indústria, diz que a seca no condado é a pior que ele já viu. “Todos sabem que todo mundo está lutando”, disse White em entrevista a um jornal local. “Quando você vê as pessoas carregando tanto grão e feno nesta parte do país, significa que todo mundo está lutando”, acrescentou.

Reprodução | The Daily Mail

No início desta semana, o cientista Len McLean, de 69 anos, compartilhou uma fotografia do esqueleto de um canguru encontrado em uma propriedade em Morundah, em Nova Gales do Sul. Ele relata ter ficado chocado e extremamente triste ao encontrar os restos do canguru em pé em um piquete, completamente intacto. “Ainda estava inteiro – foi assim que o encontrei e acabei de colocá-lo de pé novamente”, conta McLean.

Reprodução | The Daily Mail

Em um vídeo postado no Youtube na semana anterior, uma multidão de animais passou por vários carros estacionados enquanto seguiam por uma rua em busca de comida. Daniel Iglesias, diretor da ACT Parks and Conservation, descreveu o fluxo atual para a região de Canberra como a “tempestade canguru perfeita”.

“Os cangurus estão viajando mais do que o normal por comida e são forçados a ir até quintais da frente, vielas e estradas para encontrar um pouco de grama verde”, ele completa, lamentando muito o nível ao qual chegou a situação.

Reprodução | The Daily Mail

Se alimentar de lixos como pedaços de papelões e entrar em cidades movimentadas são duas ações que podem causar danos extremos aos cangurus. As substâncias presentes nas composições, na maioria dos casos, é extremamente tóxica para eles, e o fato de eles interagirem entre os carros pode causar sérios acidentes – já que eles estão acostumados a viver em partes remotas do país, e não sabem lidar com os perigos iminentes do trânsito.

Você viu?

Ir para o topo