EnglishEspañolPortuguês

Censo: prefeitura inicia contagem de cachorros e gatos em Teresina (PI)

8 de agosto de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

O primeiro censo animal realizado pela Prefeitura de Teresina, no Piauí, teve início na última segunda-feira (6). Agentes de endemia do município começaram a executar o serviço que tem o intuito de estimar a quantidade de cachorros e gatos que vivem na capital. A estatística é importante para embasar políticas públicas de proteção aos animais e também às pessoas, devido às zoonoses.

(Foto: Reprodução/ TV Clube)

Casas de tutores de cachorros e gatos começaram a ser visitadas pelos funcionários públicos. Os dados, que serão coletados até a próxima sexta-feira (10), irão possibilitar que seja estabelecida a proporção entre o número de animais e de pessoas que vivem em Teresina.

Uma estimativa sobre a quantidade de animais que estão em situação de rua também poderá ser criada a partir dos dados levantados pela pesquisa, segundo a gerente de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde, Oriana Bezerra.

“Esses indicadores tanto servirão para políticas sanitárias, não só a raiva como também para o controle da leishmaniose, e também indicadores econômicos”, explicou Oriana. As informações são do portal G1.

A pesquisa auxiliará ainda, segundo a gerente de zoonoses, empresários que tenham o interesse de investir na cidade no mercado de insumos para animais.

O censo animal estará sendo feito no mesmo período em que o Levantamento do Índice de Infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças com a dengue, será realizado pela Gerência de Zoonoses. “Vamos pegar a mesma amostragem e realizarmos esse censo”, concluiu Oriana.

Você viu?

Ir para o topo