EnglishEspañolPortuguês

Estudo afirma que as atuais emissões de carbono poderão trazer o clima tropical de volta à Europa

7 de agosto de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, revelou que se os níveis atuais de emissões de dióxido de carbono não forem reduzidos, a Europa Ocidental e a Nova Zelândia poderão retornar ao clima tropical até o final deste século. Essa situação ocorreu pela última vez durante o período Paleogeno, há cerca de 50 milhões de anos.

Novo estudo revelou que se as emissões de dióxido de carbono não forem reduzidas, a Europa Ocidental e a Nova Zelândia poderão retornar ao clima tropical.
(Foto: Cultura Mix)

Os efeitos indiretos de um extremo aumento da temperatura estão sendo sentidos pelo continente durante a atual onda de calor que atinge o hemisfério norte do planeta, e incêndios e impactos na saúde e infraestrutura estão sendo observados em vários países europeus.

O período Paleogeno é de grande interesse para especialistas em mudanças climáticas, já que os níveis de dióxido de carbono na época são semelhantes aos previstos para o final deste século.

“Sabemos que o Paleogeno inicial foi caracterizado por níveis elevados de dióxido de carbono”, disse o autor do estudo publicado na revista Nature Geoscience, Dr. David Naafs. “A maioria das estimativas existentes de temperaturas deste período são do oceano, não da terra. O que este estudo tenta responder é exatamente o quão quente ficou em terra durante este período”, afirmou.

A análise de antigos fósseis de turfa permitiu que os cientistas estimassem as temperaturas 50 milhões de anos atrás. Eles descobriram que a temperatura anual na Europa Ocidental e na Nova Zelândia estava entre 23ºC e 29ºC, 15 graus a mais do que as temperaturas médias atuais nessas regiões. Se as mesmas condições surgirem nos próximos anos, poderá gerar diversos impactos negativos, tanto para seres humanos, quanto para a fauna e flora do continente.

Especialistas britânicos alertaram que centenas de pessoas provavelmente morreriam como resultado das temperaturas elevadas. Um relatório do Comitê de Auditoria Ambiental já alertou que as mortes relacionadas ao calor provavelmente triplicarão até o meio do século.

Os cientistas envolvidos nessa pesquisa também disseram que há uma necessidade de investigar como os antigos aumentos de temperatura afetaram os trópicos, e se temperaturas acima de 40 ° C os transformaram em “zonas ecológicas mortas “.

Essa é mais uma evidência de que a emissão de dióxido de carbono deve ser freada. A pecuária, em particular, é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa do que todo o transporte mundial combinado, e também é uma das principais causas de perda de água, de desmatamento e de uso da terra.  Inúmeros encontros envolvendo autoridades e líderes mundiais estão ocorrendo devido à urgência do tema, porém se ações não forem tomadas, consequências irreversíveis afetarão a vida de seres humanos e animais.

Você viu?

Ir para o topo