Baleias jubarte chegam ao litoral da Bahia em temporada de observação


A temporada de observação das baleias está aberta na Bahia entre os meses de agosto e outubro. Os animais que podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas na Praia do Forte, região turística do município de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador.

A chegada de baleias jubarte ao litoral da baiano abriram a temporada de observação no estado, que vai de agosto até outubro.
(Foto: Enrico Marcovaldi/Instituto Baleia Jubarte)

As baleias podem ser vistas de barco, com 100 metros de distância. A decisão de chegar mais perto, podem ser feitas pelas baleias. O Projeto Baleia Jubarte é responsável pela pesquisa e o monitoramento dos animais. “Nada melhor do que levar as pessoas para ver esse verdadeiro natural que a gente tem. Com certeza isso agrega um valor muito grande nela porque as pessoas conhecem e só preservam o que conhecem”, disse o coordenador do projeto, Enrico Marcovaldi.

O passeio para ver as baleias atrai turistas e baianos que ficam na esperança de presenciar de perto os animais. “A expectativa é boa e emocionante. Sou baiano e todo mundo vem. Eu não vou conhecer? Complicado. Chegou a hora”, disse o contador, Wallace Brito, que estava com a família.

O trajeto é sempre acompanhado por um biólogo, que serve de guia durante o passeio. “Primeira coisa que a gente tenta ver quando ela vem respirar é o burrifo, ela vai fazer aquela cortina de vapor d’água, é o primeiro sinal. Ou algum outro comportamento aéreo, um salto, um splash quando ela cai. Qualquer movimentação na água é onde a gente está indo na direção”, contou o biólogo, Sérgio Cipolotti.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA

VITÓRIA

INVESTIGAÇÃO

FLÓRIDA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>