EnglishEspañolPortuguês

PL prevê dia de trabalho abonado a quem levar animal à consulta de emergência

3 de agosto de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Um projeto de lei prevê a garantia de que o trabalhador tenha o dia abonado, sem prejuízo ao salário, quando for preciso acompanhar um animal doméstico em uma consulta veterinária de emergência. O PL 9235/17 é de autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

(Foto: Depositphotos)

Além do abono, a proposta propõe que a autorização dada ao funcionário de levar um animal a uma clínica veterinária em caso de emergência passe a fazer parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Nada mais natural que adequar a legislação trabalhista a esse contexto, permitindo que, nas ocasiões de emergências médicas, o responsável possa ter a falta justificada, por parte dos empregadores, para o acompanhamento de animais em emergências veterinárias”, explicou Orlando Silva.

O parlamentar acredita que os direitos animais devem ser defendidos pela lei assim como os direitos humanos e lembra que a amabilidade e o cuidado com os animais domésticos tem aumentado na sociedade brasileira. As informações são do site Amo Direito.

O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira a íntegra do projeto clicando aqui.

Você viu?

Ir para o topo