EnglishEspañolPortuguês

Havaí proíbe protetores solares que prejudicam recifes de corais

11 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O Havaí tornou-se o primeiro estado norte-americano a proibir a venda de filtros solares prejudiciais aos recifes de corais. No dia 3 de julho, o governador do estado, David Inge, assinou o projeto, inicialmente aprovado pelos legisladores em maio. A nova lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2021.

O projeto evitará que qualquer protetor solar que contenha oxibenzona ou octinoxato, substâncias químicas que ajudam a bloquear os raios UV, seja vendido no estado.

Esses produtos químicos, de acordo com pesquisas do Laboratório Ambiental Haerecticus, causam o branqueamento, deformidades e morte de corais quando entram na água, seja através de nadadores ou através de águas residuais.

O Havaí tornou-se o primeiro estado norte-americano a proibir filtros solares prejudiciais aos recifes de corais. A nova lei valerá a partir de 2021.
Foto: Reprodução

“A oxibenzona é extremamente tóxica para os corais mais jovens. Isso comprova o princípio toxicológico de que corais jovens são geralmente mil vezes mais sensíveis aos efeitos de produtos químico do que corais mais velhos”, explicou Craig Downs, ecotoxicologista forense e diretor executivo do Laboratório Ambiental Haerecticus, à CNN.

“Você tem um impacto de mudança climática do El Nino em um recife de coral. Digamos que ele mate 40% do coral, mas se você tiver nadadores no local utilizando protetores solar poluidores, você não terá novas gerações. ”

Apesar das preocupações com o aumento nos casos de câncer de pele, o dermatologista Dr. Henry Lim concorda com a aprovação do projeto. Ele acredita que os agora os médicos deverão aumentar seus esforços para conscientizar as pessoas acerca dos danos causados ​​pelo sol e da necessidade de utilizar filtros que não prejudiquem o meio ambiente.

Autoridades havaianas estão dando grandes passo para proteger o meio ambiente e garantir o bem-estar animal. Em fevereiro deste ano, o estado propôs duas leis para impedir a venda e a fabricação de cosméticos testados em animais.

Você viu?

Ir para o topo