EnglishEspañolPortuguês

Cientistas australianos acreditam que vivemos uma sexta onda de extinções no planeta

10 de julho de 2018
5 min. de leitura
A-
A+

Pesquisas recentes, feitas particularmente por cientistas da Austrália, revelaram uma série de riscos à flora e à fauna, ampliando o escopo de um inventário anual, compilado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

De acordo com os resultados, mais de 26 mil espécies do mundo estão agora ameaçadas. Acredita-se que o planeta esteja entrando em uma sexta onda de extinções em massa.

Reprodução | The Guardian

Dezenove das espécies que já estavam na lista estão em uma situação ainda mais grave – correm ainda maior risco de extinção. Entre elas está o Bufo torrenticola – Ansonia smeagol – (em homenagem a Gollum em O Senhor dos Anéis), que está sendo dizimado pela poluição proveniente do turismo na Malásia.

Dois tipos de minhocas japonesas também estão na lista, ameaçadas principalmente pela perda de habitat, pelo uso de agroquímicos e pela precipitação radioativa do desastre nuclear de Fukushima. O “Bartle Frere cool-skink”, um réptil australiano, teve o seu habitat reduzido de tamanho – como resultado do aquecimento global. Agora, ele se resume a uma faixa de 200 metros no pico da montanha mais alta de Queensland.

Mas é importante saber que as ameaças não se limitam apenas a animais de terras distantes, ou com nomes exóticos. Os cientistas afirmam que a perda da biodiversidade é ainda mais preocupante do que a mudança climática – é a capacidade da Terra de fornecer ar limpo, água potável, comida e um sistema climático estável para todos os seres que a habitam.

“Isso reforça a teoria de que estamos seguindo em direção a um período em que as extinções ocorrem em um ritmo muito mais alto do que a taxa de fundo natural. Estamos colocando em risco os sistemas de suporte à vida de nosso planeta e o futuro de nossa própria espécie ”, disse Craig Hilton-Taylor, chefe da unidade da lista vermelha da IUCN em Cambridge, no Reino Unido, em entrevista ao jornal The Guardian.

“Esta é a nossa janela de oportunidade para agir – temos o conhecimento e as ferramentas sobre o que precisa ser feito, mas agora precisamos de todos: governos, setor privado e sociedade civil, para escalar ações para prevenir o declínio e a perda de espécies”, ele completa.

Reprodução | The Guardian

A lista vermelha da IUCN é compilada com a colaboração de milhares de especialistas em todo o mundo. Agora inclui 93.577 espécies, das quais 26.197 são classificadas como vulneráveis, críticas ou ameaçadas de extinção. Desde o ano passado, seis espécies foram declaradas extintas, elevando o total para 872. Outras 1.700 espécies estão listadas como criticamente ameaçadas, possivelmente extintas.

Entre os declínios mais evitáveis ​​estava o da raposa-voadora Maior Mascarene, que passou de vulnerável a ameaçada de extinção depois que o governo de Maurício realizou um abate a pedido de produtores de frutas que argumentavam que os morcegos estavam comendo suas colheitas. A IUCN está agora trabalhando com os dois lados para encontrar um compromisso que permita que a espécie se recupere sem ferir os meios de subsistência.

No Caribe, a pequena população do roedor hutia jamaicana foi dividiva com a expansão dos assentamentos. Isso tornou o acasalamento mais difícil para o pequeno mamífero, além de aumentar o risco de que ele seja predado por cães e gatos. Isso é um exemplo de como a ação humana pode lentamente dizimar outras espécies.

Uma pesquisa recente mostrou que dos 7,6 bilhões de pessoas do mundo representam apenas 0,01% de todos os seres vivos, mas causaram a perda de 83% de todos os mamíferos selvagens e cerca de metade das vegetações naturais, enquanto a população de animais domésticos e gado está em constante crescimento.

Um dos focos do relatório deste ano foram os répteis australianos, dos quais 7% estão ameaçados de extinção. Isso se deve principalmente à mudança climática e às espécies invasoras, particularmente o sapo venenoso e os gatos selvagens, que matam cerca de 600 milhões de répteis por ano. Entre os que sofrem declínios preocupantes na população estão o dragão sem orelhas da pastagem e o monitor de água de Mitchell.

Reprodução | The Guardian

Mas nem todas são más notícias: em uma nota mais positiva, o sapo quito de Quito estava entre as quatro espécies de anfíbios redescobertas na América do Sul, quando acreditavam que já estavam extintas. Infelizmente, de uma maneira geral, rãs e sapos foram os animais que tiveram um maior declínio nas populações, junto com corais e orquídeas.

Para que os rumos sejam modificados, a secretária executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica, Cristiana Pașca Palmer, diz que o mundo precisa de um pacto global de biodiversidade equivalente em escala e estatura ao acordo climático de Paris. “Precisamos que reservas naturais, áreas protegidas oceânicas, projetos de restauração e regiões de uso sustentável da terra sejam expandidas em 10% a cada década para que a natureza esteja em harmonia até 2050″, ela acrescenta.

O problema principal é que a maioria das nações está em descompasso para atender até mesmo as metas de Aichi para 2020. Em uma reunião entre formuladores de políticas de conservação em Montreal, Jane Smart, diretora global do grupo de conservação da biodiversidade da IUCN, solicitou aos países a acelerar a ação.

“A atualização atual da lista vermelha da IUCN de espécies ameaçadas mostra que é necessária uma ação urgente para conservar espécies ameaçadas”, afirma.

Você viu?

Ir para o topo