EnglishEspañolPortuguês

Cangurus aprisionados em parque atiram-se contra cercado até a morte

9 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Vídeo mostra cangurus aflitos atirando-se contra um cercado de metal construída em um parque no estado de Queensland, Austrália.

As imagens registradas por moradores da região retratam os animais em pânico jogando-se contra a cerca no momento em que uma mulher passa pelo recinto com dois cachorros.

Michael Beatty, da RSPCA, disse que o comportamento dos cangurus pode ser resultado do estresse causado pelos latidos de cachorro.

Ativistas pelo bem-estar animal também disseram que os marsupiais estavam “morrendo de fome” após a iniciativa do Conselho Regional de Cairns de erguer um cercado ao redor do parque.

A Sociedade Australiana de Cangurus (ASK) disse que alguns dos animais “morreram tentando escapar, esmagando-se contra as cercas”.

O Conselho disse que instalou cercas ao redor dos animais durante a manutenção da área, e afirmou ser responsabilidade do governo estadual realocar os cangurus.

Vídeo mostra cangurus aflitos atirando-se contra um cercado de metal construída em um parque no estado de Queensland, Austrália.
Os animais, um dos símbolos da Austrália, são constantemente explorados por estabelecimentos que os mantêm em cativeiro. (Foto: Reprodução)

Voluntários encontraram cerca 80 cangurus mortos no parque nas últimas duas semanas, disse Nikki Sutterby, presidente da ASK. “Eles não têm habitat, então estão morrendo de fome”, disse ela à ABC News.

O presidente-executivo do Conselho, John Andrejic, disse que “cercas adicionais foram instaladas para tentar reduzir o número de cangurus que iam para as rodoviase eram atropelados”. Andrejic também afirmou não ter autoridade suficiente para realocar os animais.

“No entanto, o conselho forneceu apoio a uma organização da comunidade que aguarda a aprovação para realocar animais”, acrescentou.

O Departamento de Meio Ambiente e Ciência disse que autoridades responsáveis pela vida selvagem estavam cientes das filmagens e estavam investigando o comportamento dos cangurus.

Um porta-voz disse que o governo do estado apenas orientou o conselho sobre como gerenciar os animais sob as leis de conversação de Queensland.

Nota da Redação: Locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como esse servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás locais que mantém animais em cativeiro devido à negligência de cuidados e para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais.

Você viu?

Ir para o topo