EnglishEspañolPortuguês

Cafeteria mantém leão em pequena jaula de vidro para entreter clientes

11 de julho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um vídeo postado no Instagram revelou um explícito caso de exploração animal em Istambul, Turquia. A filmagem retrata a cafeteria Mevzoo, localizada na maior cidade do país, mantendo um leão em uma estreita jaula de vidro para entreter seus clientes. O animal aparece magro e rondando seu pequeno recinto.

Uma filmagem retrata a cafeteria Mevzoo mantendo um leão magro em uma estreita jaula de vidro para entreter seus clientes.
Foto: Instagram

Os leões, nativos da África Subsaariana, estão listados como sendo uma espécie “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Porém, infelizmente, esses animais continuam a ser explorados como atrações de zoológicos e circos ao redor do mundo.

A ONG voltada para a proteção da espécie, Lion Aid, adverte que os grandes felinos podem mostrar sinais de estresse e disfunções psicológicas quando mantidos em cativeiro, principalmente quando são privados de espaço.

A cafeteria também mantém outros animais em cativeiro, incluindo dois crocodilo, cavalos e pássaros. O estabelecimento alega operar como um “centro de reabilitação de animais”.

Oytun Okan Senel, presidente da Câmara de Cirurgiões Veterinários da Turquia, condenou a atitude, twittando: “No meio de Istambul, a humilhação! Abuso de animais em um  ‘centro de reabilitação’. ”

Os usuários da rede social classificaram as ações do local como sendo “crueldade contra animais”,  e até o momento, mais de 2.700 pessoas assinaram uma petição contra a manutenção dos animais no local.

A mídia turca disse que a cafeteria, que tem licença como “zoológico e centro de reabilitação de animais relacionados ao turismo”, tem 35 coelhos, vários flamingos, quatro cobras, quatro cavalos, dois papagaios, dois crocodilos, uma iguana e um leão.

Um usuário do Facebook disse que os clientes podem alimentar o leão através de pequenos buracos no vidro.

O Ministério de Manejo Florestal e de Água da Turquia iniciou investigações no estabelecimento após a divulgação de imagens dos animais nas redes sociais.

O Mevzoo mantém a maioria de seus animais em um andar abaixo do café, em um “zoológico” registrado no Ministério das Florestas.

Os agentes que visitaram o local permitiram que o proprietário mantivesse os animais pois ele possuía toda documentação necessária. Porém, Senel afirmou que foi ordenado que a jaula de vidro fosse desmontada dentro de três meses.

Nota da Redação: Zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como Mevzoo servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

Você viu?

Ir para o topo