EnglishEspañolPortuguês

Cadela abandonada surpreende salvadores após ser resgatada

20 de julho de 2018
4 min. de leitura
A-
A+

A cadelinha Mama é uma astuta sobrevivente. Ela foi abandonada ainda muito jovem, em um leito de rio seco, perto da cidade de Redlands, no sul do estado da Califórnia (EUA). Ela resistiu à vida nas ruas pois todos os dias andava até uma ponte perto do local onde vivia, onde pedestres ocasionalmente paravam para lhe dar comida.

Depois de seis meses sozinha, Mama ficou extremamente enfraquecida. Mas não importava o quão faminta ou desesperada por ajuda estivesse, ela não deixava que ninguém a tocasse.

No dia 9 de julho, vendo a situação da cachorra, uma pessoa decidiu postar um pedido de ajuda no Facebook, que rapidamente chegou até a resgatadora local, Faith Easdale.

A cadela Mama é uma astuta sobrevivente. Ela foi abandonada ainda muito jovem em um leito de rio seco, perto da cidade de Redlands, no estado da Califórnia.
A cadela foi resgatada muito magra a com as mamas inchadas, indicando que ela havia acabado de dar à luz. (Foto: Faith Easdale)

Antes que Easdale pudesse resgatar Mama em segurança, dois outros jovens, que também haviam visto a publicação na rede social, conseguiram finalmente socorrer a cadela, e a deixaram aos cuidados da socorrista. Easdale notou que Mama aparentava ter dado à luz recentemente, mas como nenhum filhote foi encontrado durante as várias buscas na área, ela pensou que poderia estar enganada.“Ela só queria se aconchegar o mais perto possível do contato humano. Foi muito doloroso ver isso”, afirmou a resgatadora. 

Na manhã seguinte, Easdale percebeu o inchaço nas mamas do animal, que posteriormente começaram a produzir leite, indicando que ela realmente possuía filhotes escondidos em algum lugar. Dessa forma, a socorrista voltou com um amigo para o leito desértico do rio e colocaram uma longa coleira em Mama, na esperança que ela fosse de encontro com os bebês.

Com quilômetros de terreno para realizar as buscas, e o tempo dos filhotes se esgotando, a cadela não se mexia. Easdale percebeu que teria que ser criativa para que Mama tomasse alguma iniciativa sobre qual direção seguir.

“De início, ela não nos mostraria onde estavam seus bebês, então nos sentamos e colocamos sons de cachorrinhos chorando para tocar no YouTube”, disse Easdale. Após ouvir o barulho familiar, a cadela finalmente moveu-se em direção aos filhotes.

Mama guiava seus salvadores através de túneis ​​que ela havia modelado na vegetação densa do local. Então, a aproximadamente 500 metros da ponte onde a cadela buscava comida, Easdale avistou quatro pequenos cachorrinhos marrons aninhados no meio de muitos arbustos. A cadela imediatamente se deitou e cuidou de seus bebês, que tinham cerca de uma semana de vida.

Mama mantinha seus filhotes escondidos para protegê-los de qualquer perigo. (Foto: Reprodução)

“Eles estavam tão quietos e tão enterrados que manteram-se a salvo de predadores”, disse Easdale, que afirmou ter chorado após encontrar os animais vivos. 

Ficou claro que além de engenhosa, Mama era uma mãe incrível. “Esta cadelinha, que tem apenas um ano de idade, passou cerca de metade de sua vida no leito daquele rio. Ela conseguiu sobreviver porque é uma cadela inteligente”, explicou Easdale. “Então ainda teve filhotes e os manteve seguros. É incrível.”

Depois de alguns dias recuperando-se na casa de Easdale, Mama e seus filhotes foram transferidos para o abrigo Lovebugs RescueApesar de ainda precisarem de semanas para ficarem saudáveis, quando estiverem prontos, serão colocados para adoção, onde poderão encontrar um amoroso lar. 

Foto: Faith Easdale

Easdale acredita que não há cão mais merecedor de uma vida cheia de conforto e amor do que Mama.

“Estou muito emocionado com essa cachorra”, disse a resgatadora. “Essa é uma daquelas coisas em que, se você acredita que existe um Deus, acredita que ele nos permitiu encontrar Mama e seu filhotes bem a tempo.”

Você viu?

Ir para o topo