EnglishEspañolPortuguês

Briga entre tigre e leão em circo evidencia problemas da exploração de animais para entretenimento

28 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Durante uma performance em um circo russo, um tigre atacou um filhote de leão e o agarrou pela garganta, deixando a multidão que os assistia assustada e aflita. O incidente aconteceu na capital do país, Moscou, durante o show dos irmãos Zapashny – famoso pela exploração de animais.

Em um vídeo capturado no momento, é possível ver um dos artistas liderando um jovem leão através do ringue, quando de repente um tigre, até então sentado no lado pula sobre o animal inocente. Conhecido como Dieter, o grande felino se lança em cima do jovem David, e o joga no chão violentamente, mordendo o pescoço. Um dos mestres do ringue começa a atirar objetos contra ambos.

David consegue se esquivar de Dieter por alguns segundos e tenta fugir, mas o tigre continua em busca do jovem leão. Dieter então lança outro ataque ao leão com os dois rolando no chão enquanto eles lutam, e outros tigres e leões no ringue fogem da briga.

Ambos os artistas de circo continuam atirando objetos nos grandes felinos de luta, sem sucesso, até que o treinador de animais Askold Zapashny, de 40 anos, atira uma bala de borracha no ar e os dois se separam. Segundo relatos, Dieter, o tigre, é conhecido por começar brigas e decidiu mostrar “sua autoridade” ao jovem leão David.

Reprodução | The Daily Mail

Enquanto o treinador de animais e chefe do circo Edgard Zapashny, de 42 anos, afirma que o incidente não foi nada mais preocupante do que uma briga entre dois homens, é importante observar que ele é um exemplo dos perigos de se manter animais em cativeiro, sob torturas severas e impedidos de agir naturalmente.

Tigres e leões são animais selvagens, com impulsos muitas vezes agressivos, e que devem viver em liberdade. O enclausuramento e os treinamentos pesados – envolvendo abusos e maus-tratos -, em conjunto com a exposição a um público e a repetição de atividades que não fazem sentido para o animal, acabam fazendo com que ele reaja de maneiras perigosas tanto para ele, os outros animais presentes e até mesmo seus treinadores e espectadores.

Nota da Redação: circos e outros locais que aprisionam e torturam animais devem ser completamente extintos. Casos como o do show dos irmãos Zapashny servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás destes ambientes que exploram animais apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

Você viu?

Ir para o topo