EnglishEspañolPortuguês

Ursos-pardos resgatados de confinamento em museu japonês serão transferidos para parque de vida selvagem

27 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Quatro ursos-pardos-de-ussuri serão resgatados de um museu japonês, onde são mantidos em pequenas jaulas, e transferidos para um parque de vida selvagem no condado de Yorkshire, no Reino Unido.

Quatro ursos-pardos-de-ussuri serão resgatados de um museu japonês, e transferidos para um parque de vida selvagem no condado de Yorkshire, no Reino Unido.
Os animais são mantidos em pequenas jaulas no museu e não recebem os cuidados necessário. (Foto: Yorkshire Wildlife Park)

Os animais, chamados Riku, Kai, Hanako e Amu, serão retirados do Museu Cultural de Ainu, em Hokkaido, a segunda maior ilha do Japão, e viajarão cerca de 5 mil quilômetros  até o Yorkshire Wildlife Park, que atenderá as necessidades dos ursos.

A parque foi escolhido para abrigar os animais devido a sua reputação como um ambiente que garante o bem-estar animal e protege espécies ameaçadas.

A questão já havia chamado a atenção de especialistas há alguns anos, e as preocupações acerca da situação dos animais promoveu a parceria entre o museu e ONGs japonesas defensoras do bem-estar animal para tentar encontrar um lar mais adequado para os ursos.

O chefe do parque, localizado no nordeste da Inglaterra, John Minion, afirmou que o museu não tem experiência nem recursos necessário para garantir o bem-estar dos ursos.

Os ursos-pardos-de-ussuri, uma subespécie de urso-pardo, estão classificadas como “vulneráveis” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Eles são vítimas da caça, para o comércio de partes de seus corpos e peles, e os habitats onde vivem estão sendo destruídos.

Eles estão extintos em partes da Ásia, onde antes eram comuns, e acredita-se que restem apenas 10.000 no Japão.

“Temos a sorte de termos o espaço, as habilidades de manejo animal e a experiência para realojar esses ursos, que exigirão atendimento especializado, e estamos ansiosos para recebê-los. Somos gratos ao Museu Ainu por libertar os ursos. Aqui poderemos dar a eles um futuro seguro e estimulante ”, disse Minion.

Veterinários do parque irão monitorar de perto os animais durante a viagem, para que não haja nenhum tipo de incidente. Os quatro ursos serão os primeiros residentes de um novo centro de reabilitação do parque.

Felizmente, graças a esforços conjuntos de protetores do bem-estar animal, os ursos poderão viver o resto de suas vidas em um grande espaço, recebendo os cuidados necessários e livres de exploração.

Você viu?

Ir para o topo