EnglishEspañolPortuguês

Parque na Holanda é construído à base de plástico reciclado

27 de julho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O Recycled Park na cidade de Roterdã, na Holanda, é um parque público que boia em cima de um rio. Até aí, já é uma construção que chama a atenção das pessoas. Mas o seu diferencial não se restringe apenas a isso, e nem é meramente estético: além de flutuar na água, o parque foi feito inteiramente com plástico reciclado – coletado do mesmo rio em que flutua.

Reprodução | One Green Planet

Para que o projeto fosse realizado, foram necessários cerca de cinco anos, informa a editora Lonely Planet. O protótipo do parque foi lançado por seus criadores, a Recycled Island Foundation, em 4 de julho de 2018. Toda a sua estrutura e outros elementos incorporados a ele são feitos de lixo plástico retirado do rio – por exemplo, os ladrilhos da área de estar são feitos de garrafas PET recicladas.

Outra curiosidade sobre a construção é que, por ser feita a partir de seções hexagonais modulares, ela tem a possibilidade de se expandir futuramente, fazendo com que cada vez mais lixo seja retirado do rio. Dessa maneira, o Recycled Park evitará que o lixo plástico despejado consiga seguir o seu rumo da cidade até o oceano.

Reprodução | One Green Planet

Além disso, ele também é projetado como um habitat para a microfauna, incluindo caracóis, besouros, peixes e muito mais. E é claro, cumpre com excelência o papel que naturalmente é esperado que um parque público: oferece uma área de estar onde as pessoas podem relaxar e passar a tarde ao sol.

“Este protótipo mostra o potencial do que podemos fazer com lixo marinho”, disse Ramon Knoester, criador do projeto. “Recycled Park é uma estrutura verde flutuante onde os pássaros estão aninhando, os peixes estão nadando e onde as pessoas podem desfrutar de um momento relaxante na água. Dos dois elementos de assentos, os visitantes podem ver como a natureza ocupa essa primeira nova combinação de paisagem artificial e natural”.

Reprodução | One Green Planet
Reprodução | One Green Planet

O projeto de “parque reciclado” é uma ideia única que beneficia tanto o meio ambiente, de várias maneiras, quanto as pessoas, que poderão aproveitar dos benefícios de ter um lugar para descansar e observar uma bela paisagem livre de poluição. A fundação está agora explorando novos locais para esse conceito inovador e ecologicamente correto.

Você viu?

Ir para o topo