Projeto Veterinário Mirim auxilia na conscientização da guarda responsável dos animais


Em Toledo (PR), há uma concentração de cães vagando pelas ruas, com ocorrência de maus-tratos, disseminação de zoonoses ou mordeduras. O trabalho de educação ambiental pode colaborar na conscientização das pessoas a respeito de guarda responsável. O município buscando melhorar essa compreensão tem desenvolvido o projeto Veterinário Mirim. Ele é realizado com alunos da rede municipal de ensino.

A entrega dos certificados aconteceu no auditório da PUC no ano passado (Foto: Arquivo J.O./Graciela Souza)

A Prefeitura de Toledo, associada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (CMPDA) desenvolvem esse projeto, chamado Veterinário Mirim, que visa diminuir o número de cães nas ruas, tais como esterilizações e atividades de educação voltadas à guarda responsável e zoonoses. Somente com atividades de ação e educação em saúde ambiental ocorrendo de maneira articulada e simultânea pode-se alcançar sucesso no controle populacional de cães, assegurando assim uma melhor qualidade de vida tanto para o ser humano quanto para os animais.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais Maria Cecília de Lima Rorig, o principal objetivo é despertar nas crianças o sentimento de compaixão pelos animais e torná-las multiplicadoras de informação sobre a guarda responsável de animais. “A educação é uma ferramenta de grande relevância na busca de soluções para os problemas desencadeados pela grande quantidade de animais abandonados nas ruas”.

Maria Cecília ainda afirma que existe uma alta casuística de maus-tratos a animais dentro das residências. “Isto leva a sofrimento para os animais, aumento do risco de zoonoses, acidentes de trânsito, ocorrência de mordeduras entre outros problemas. Sabe-se também que crianças que sentem compaixão por animais tendem a ter compaixão pelo próximo”.

Fonte: Jornal do Oeste


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>