Um homem de 39 anos foi flagrado transportando quatro filhotes da raça shih-tzu dentro de duas caixas no bagageiro de um ônibus interestadual. Ele afirmou que eram cinco animais, mas um morreu durante o trajeto. O flagrante foi feito na BR-226, em Palmeiras do Tocantins, no norte do Tocantins.
Os animais estavam no compartimento de bagagem inferior do veículo, molhados e acondicionados de forma inadequada em duas caixas de transporte. O homem contou que estava indo para Paragominas (PA). Disse ainda que inicialmente estava transportando cinco cachorros em apenas uma caixa, mas um morreu em Araguaína, norte do Tocantins.
Ainda segundo a PRF, o homem foi autuado e liberado. Ele regularizou as condições de transporte e pôde levar os animais. Porém, poderá responder por maus-tratos.
O G1 entrou em contato com a empresa de ônibus para saber sobre as normas de transporte de animais, mas não houve resposta.
Nota da Redação: é lamentável que, após o registro de uma ocorrência de maus-tratos, o responsável por maltratar filhotes de cachorro e, inclusive, continuar transportando-os em condições inadequadas mesmo após um deles morrer, tenha autorização para permanecer com a guarda dos cães, que deveriam ter sido resgatados para que pudessem receber os cuidados necessários para, posteriormente, serem disponibilizados para adoção. A ANDA reforça a necessidade da criação de legislações mais severas em relação ao crime de maus-tratos a animais, que punam a prática e proíbam não só que o responsável pelo ato permaneça com o animal maltratado como também que ele tutele outros animais.
Fonte: G1