Heterocromia em animais pode estar relacionada a doenças


Um problema genético em alguns cães e gatos chama atenção dos tutores e também de pessoas pela rua pela beleza, mas também pelo fato de não ser comum: é a heterocromia, que altera a coloração dos olhos e também pode se relacionar a doenças na visão e audição do animal.

Gato Kenay tem heterocromia e tutora é apaixonada pelas cores dos olhos do animal (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com o médico veterinário José Henrique Ferreira, de São José do Rio Preto (SP), quem tutela um animal com esta anomalia deve fazer uma visita a um veterinário para analisar se a saúde dele está boa.

“Normalmente a heterocromia não afeta a visão. Eles costumam enxergar normalmente, mas em alguns casos específicos a alteração na cor dos olhos dos animais pode estar relacionada a algumas doenças preocupantes e pode ter alteração da visão, entre outros problemas”, explica.

A estudante de veterinária Letícia Mota tutela um cãozinho assim. Ele nasceu com um olho de cada cor e ela decidiu checar se a saúde dele estava boa. “Isso não afeta em nada a vida dele, ele enxerga normalmente. É um distúrbio e apenas é a coloração alterada”, diz.

A saúde do gato Kenay também é ótima. Ele tem um olho azul e outro verde e enxerga muito bem. A dona de casa Elaine Catarucci, tutora do animal, é apaixonada pelo diferencial dele e, por isso, sempre publica fotos dele nas redes sociais.

“Seria muita beleza para ficar guardada, então a gente coloca as fotos na internet para todo mundo curtir os momentos dele”, afirma.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRATAMENTO MÉDICO

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>