EnglishEspañolPortuguês

Príncipe saudita luta pela defesa dos direitos animais em cidade turística

19 de julho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Localizada na Jordânia, a cidade histórica de Petra atrai centenas de milhares de turistas todos os anos. Infelizmente, o forte turismo incentiva comércios imorais, a exemplo da exploração de animais que puxam carruagens destinadas a transportar visitantes pela cidade, prática amplamente popularizada.

Os animais são obrigados a carregar turistas por várias horas, muitas vezes sem fazerem pausas para beber água ou descansar. (Foto: Reprodução)

A ONG Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) recentemente realizou investigações que revelaram as péssimas condições e tratamentos às quais cavalos, burros e camelos são submetidos. Fotos e vídeos capturados pelo grupo mostram os animais explorados sendo espancados e apontam as feridas que eles possuem por usarem arreios e selas mal ajustados. Além disso, de acordo com o relatório da PETA, eles são forçados a puxar visitantes por horas sem receberem água ou poderem descansar na sombra, mesmo em dias extremamente quentes.

Após as denúncias, autoridades locais finalmente estão reconhecendo que não há motivos para a manutenção desse comércio abusivo em Petra.

Recentemente, a Autoridade de Desenvolvimento e Turismo Regional de Petra (PDTRA) e a empresa de capital de risco que investe em uma variedade de empresas, KBW Investments, assinaram um memorando que visa melhorar o bem-estar animal na cidade histórica.

O presidente da companhia, o príncipe Khaled bin Alwaleed, membro da família real da Arábia Saudita, é vegano e já promoveu esforços e comprometeu-se a acabar com a agricultura industrial, promover a energia solar e trazer alimentos à base de plantas para o Oriente Médio. Ele foi um dos principais responsáveis pela concretização desse importante acordo.

A empresa do príncipe saudita Khaled bin Alwaleed assinou um memorando com autoridades da cidade de Petra para garantir melhorias no bem-estar animal.
O membro da família real da Arábia Saudita é presidente da empresa KBW Investments, que assinou um memorando com a cidade de Petra para garantir melhorias no bem-estar animal. (Foto: Reprodução)

Embora o memorando não proíba completamente o uso de carruagens puxadas por animais em Petra, ele promove grandes avanços que melhorarão a vida dos animais da cidade. Por exemplo, descreve um plano para instituir programas destinados a garantir um tratamento adequado aos animais em todos os setores da comunidade local.

Além disso, a declaração supostamente inclui uma proposta para introduzir veículos elétricos ecologicamente corretos para transportar visitantes. Caso entre em vigor, a medida poderá acabar com a exploração de animais que puxam carruagens em Petra de uma vez por todas.

É extremamente comum a exploração animal pelo turismo. Casos na Índia, Tailândia e diversos outros países continuam a ser divulgados, visando elucidar os visitantes sobre os maus-tratos sofridos pelos animais sujeitos a essas situações.

Ações de autoridades e pessoas influentes, como o príncipe Khaled bin Alwaleed, são cada vez mais necessárias, para que essa atividade que explora e fere os animais seja definitivamente banida. 

Você viu?

Ir para o topo