A cirurgiã das estrelas, Dra. Kristi Funk, declarou que a nutrição é a principal contribuinte para o risco de câncer de mama, e afirmou que carne e laticínios estão entre os principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença.
Apesar de já ser conhecida por operar famosas, sua popularidade aumentou após a atriz Angelina Jolie creditar à doutora a decisão de realizar uma mastectomia dupla, como forma de prevenção ao câncer de mama.
Em uma entrevista recente ao The Sunday Times, Funk explicou o que aprendeu sobre os riscos de câncer em décadas de trabalho em saúde mamária.
Embora tenha dito que a obesidade, o álcool, o exercício, a terapia de reposição hormonal e o estresse possam afetar os riscos de uma mulher, a especialista afirmou que o maior fator é “definitivamente a nutrição”.
Funk afirma ter descoberto a influência da nutrição sobre a saúde das mamas apenas após escrever seu próprio livro sobre o tema: “Breasts, An Owner’s Manual” (“Seios, um manual do usuário”, em português).
Após descobrir a verdadeira relação entre a dieta e o câncer, a Dra. Funk imediatamente mudou a alimentação de sua família. Ela inclusive inspirou pacientes famosos, como a atriz Ellen Pompeo, conhecida por seu papel em Grey’s Anatomy, a fazerem o mesmo.
Segundo a doutora, as evidências dos malefícios são claras, então ela evita o slogan “pode tudo com moderação” usado por muitos médicos quando se trata de assuntos controversos como o consumo de laticínios e carne.
“Se eu tivesse uma salada grande, eu costumava jogar um monte de queijo por cima. Meu café da manhã era um monte de iogurte grego. Pensei que era saudável. Mas fiquei tão impressionado com as evidências tão sólidas, que meus três filhos, meu marido e eu, todos nos tornamos 100% veganos e nunca nem pensamos em retomar a antiga dieta”, declarou Funk.