EnglishEspañolPortuguês

Baleia-azul é morta em temporada de caça na Islândia

14 de julho de 2018
4 min. de leitura
A-
A+

A empresa baleeira Hvalur Hf é acusada de matar a primeira baleia-azul em 40 anos. No dia 7 de julho, a ONG focada na conservação de seres marinhos, Sea Shepherd, publicou fotos do animal morto na Islândia, país que recentemente reabriu a temporada de caça a esses mamíferos majestosos.

A empresa baleeira Hvalur Hf é acusada de matar a primeira baleia-azul em 40 anos. A ONG Sea Shepherd publicou fotos do animal morto na Islândia.
Foto: Reprodução

As baleias azuis são os maiores animais existentes na Terra e são protegidas internacionalmente, dessa forma, sua caça é ilegal. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), os animais não eram caçados desde 1978.

O diretor da Hvalur Hf, Kristján Loftsson, afirmou à CNN que sua empresa não capturavam baleias azuis desde que o animal tornou-se uma espécie protegida. “Nós apenas as vemos no oceano. Quando você se aproxima de uma baleia-azul, é tão diferente que você a deixa em paz”, disse Loftsson.

No entanto, a Sea Shepherd, afirmou nesta quarta-feira (11) que a empresa de Loftsson foi, de fato, a responsável pela morte da baleia na cidade de Hvalfjordur, no oeste da Islândia. Voluntários que monitoravam o local fotografaram a tripulação de um dos navios da empresa examinando a enorme carcaça.

Loftsson afirmou que o animal em questão era uma baleia-comum ou uma espécie híbrida, não protegida pela lei islandesa, e que a diferença entre as espécies é “fácil de ver”.

Porém especialistas em conservação discordam da afirmação. O pesquisador e professor de biologia na Universidade do Havaí, Adam A. Pack, disse que as fotos parecem mostrar uma baleia-azul. Ele pontuou as semelhanças entre as barbatanas dorsais e peitorais, além do tamanho do animal.

Pack também notou a falta de um lábio branco, característico das baleias-comuns, e a mancha na lateral da baleia, um identificador que funciona como impressões digitais, como evidências adicionais de que o animal em questão era provavelmente uma baleia-azul.

Autoridades islandesas realizarão testes genéticos para determinar a real espécie da baleia, porém poderá levar meses até que fiquem prontos.

Em uma declaração, o governo disse que “a questão está sendo levada a sério pelo governo, e as autoridades estão investigando a questão”.  Também afirmou que a informação inicial “sugere que o animal capturado provavelmente não fosse uma baleia-azul, mas sim um híbrido de uma baleia comum e uma baleia-azul”.

Chegando a 30 metros de comprimento e pesando até 200 toneladas, as baleias-azuis têm sido protegidas mundialmente pela Comissão Baleeira Internacional (IWC) desde a década de 1960, quando a espécie foi extremamente explorada.

Segundo a ONG World Wildlife Fund (WWF), as baleias azuis foram quase exterminadas pelas frotas baleeiras antes da criação de regulamentos. Aproximadamente 360.000 baleias azuis foram mortas no século 20 somente nas águas antárticas antes que a IWC efetivamente proibisse a pesca comercial em 1986.

A Islândia continua regularmente a caçar nos seus próprios termos, apesar de ser membro da IWC. A caça às baleias azuis, no entanto, é ilegal.

“É importante notar que as baleias azuis são protegidas pela lei islandesa, com a captura proibida”, disse Stefán Ásmundsson, comissário da Islândia à IWC, em um comunicado. “A Islândia sempre enfatizou a necessidade de conservação cuidadosa dos recursos marinhos e foi um dos primeiros países do mundo a adotar uma abordagem contrária à caça de baleias”.

A Islândia vende quase toda a sua carne de baleia para o Japão, um dos poucos países que rejeitam o acordo internacional para proteger as baleias. Porém, caso seja comprovado que o animal é uma baleia-azul, então a carne não poderá ser comercializada.

As regulamentações podem ter evitado a extinção das baleias-azuis, porém elas ainda estão longe da recuperação, com uma população mundial estimada de 10.000 a 25.000 animais. Antes do início da caça comercial no século 20, a população de baleias azuis era estimada em 200 mil.

Nota da Redação: Além de continuarem caçando e assassinando animais marinhos livres, empresas baleeiras como a Hvalur Hf, também matam animais protegidos internacionalmente. Isso configura uma atividade criminosa e aponta para a urgência do banimento desse comércio sanguinário de uma vez por todas. 

Você viu?

Ir para o topo